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Tangoe alerta consumidor sobre pagando de 30% a mais na conta de telefone

5 de agosto de 2015

Erros de vários tipos chegam a elevar em até 30% uma simples conta de telefone. Esse é o número que a Tangoe, líder mundial em gerenciamento de despesas de telecom e TI, tem encontrado na conferência de contas corporativas no mundo inteiro, e que pode ocorrer tanto nas contas de pessoas jurídicas quanto de pessoas físicas, diz William Leite, gerente de projetos da empresa.

“As empresas não fazem nada disso por má fé, mas cometem equívocos que num ano inteiro podem representar grandes valores, ao menos no caso dos clientes corporativos”, diz ele. Um dos equívocos mais frequentes, comenta William, é a cobrança duplicada de pacotes, que geralmente acontece quando a operadora muda o nome deles: “Existem planos ou pacotes que mudam de nome porque têm validade em determinado período; dali em diante, a operadora inicia a cobrança do novo pacote, mas há casos em que ela não elimina a cobrança daquele que deixou de existir”.

Outro tipo de confusão em nomenclatura, observa William, é o uso do mesmo nome para serviços diferentes – como, por exemplo, chamar de “assinatura” determinado serviço de voz (com determinado preço) e mesma designação para o serviço de dados, com valores totalmente diferentes. 

Não é raro que os incidentes de nomenclatura e as mudanças nos contratos de adesão – aqueles que definem os planos ou o “inventário” de telecomunicações contratados pelo cliente – representem 5% do total cobrado, e que pode ser recuperado.