logo paraiba total
logo paraiba total

Encontro sobre Histórias em Quadrinhos abre programação do Agosto das Letras

13 de agosto de 2015

Com 13 dias dedicados à literatura, o Espaço Cultural José Lins do Rego sedia, no período de 14 a 21 deste mês, o Agosto das Letras. A abertura será nesta sexta-feira (14), quando tem início o 1º Encontro Regional sobre Histórias em Quadrinh­os – Quadrinhos Intuados, que se estende até o domingo (16). A solenidade acontece às 19h, com a reinauguração da Gibiteca Henfil, instalada no box 14 da Praça do Povo. Na mesma noite, outro marcante evento para os admiradores dos quadrinhos é o relançamento de “As Aventuras do Flama”, de autoria de Deodato Borges, primeiro HQ feito no Nordeste. O quadrinista Mike Deodato, filho do autor, de quem herdou o talento que o faz conhecido no mundo inteiro, autografa os quadrinhos do pai.

De acordo com Tatiana Cavalcante, coordenadora da ação, o Agosto das Letras pretende incentivar a aproximação da população ao conteúdo literário. “Por meio da leitura, contação de histórias, troca de livros e divulgação da produção dos escritores paraibanos, queremos estimular o consumo da literatura e ajudar a despertar nas pessoas, desde crianças a adultos, o interesse por essa arte que proporciona prazer e conhecimento”.

A programação de sexta-feira conta, ainda, com o lançamento do HQ “Maria: Quarentona, mas com tudo em cima”, de Henrique Magalhães, que como o título já sugere, celebra os 40 anos da personagem bem-humorada Maria. Nos dias 15 e 16, o público consome uma programação intensa formada por oficinas, palestras, rodas de diálogo e Feira de Quadrinhos Independentes. Entre os convidados, estão John Monteiro (PB), Christiano Mascaro (PE), Manassés Filho (PB), Lila Cruz (BA), Sirlanney (CE), Themis Lima (RN), Igor Tadeu (PB), Aureliano Medeiros (RN), Henrique Magalhães (PB) e Rute Aquino (CE).

Dentro do Quadrinhos Intuados, serão realizadas duas oficinas: a de Quadrinhos Autorais, ministrada pela quadrinista Sirlanney e o  minicurso de autor, conduzido por Themis Lima e Aureliano Medeiros. As inscrições das oficinas se encerraram na última segunda-feira (10), mas vagas remanescentes podem ser preenchidas mediante o pagamento da taxa de R$ 20 no dia da atividade. Para participar da feira também é necessário se inscrever e pagar uma taxa de R$ 50. A programação completa, bem como os formulários de inscrição estão disponíveis no site: agostodasletras.tumblr.com.

Agosto das Letras – A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza o projeto Agosto das Letras de 14 e 21 de agosto. São oficinas, palestras, feiras, lançamentos de livros, mesas-redonda, entre outras atividades de interação com público, escritores e editoras, voltadas aos variados segmentos da área. Três atividades paralelas formam o evento: o 1º Encontro Regional Sobre Histórias em Quadrinhos, o Quadrinhos Intuados, de 14 a 16 de agosto; a Semana Literária, de 17 a 21 de agosto; e o Seminário de Bibliotecas Públicas Escolares, realizado nos dias 20 e 21 de agosto.  Todas as atividades têm entrada gratuita. O Agosto das Letras é uma das ações que integram o projeto que intensifica a ocupação dos equipamentos do Espaço Cultural.

Semana Literária – De 17 a 21 de agosto, as atividades são intensificadas na Semana Literária. No dia 17, às 19h, a Feira de Livros é aberta com performance da atriz Suzy Lopes. Em seguida há lançamento dos livros “Palimpo sexto: uma pauta aberta; Vou por aí”, de Hidelberto Barbosa Filho; “Paraíba por si mesma”, de José Octávio de A. Mello; “Documentário: Horácio de Almeida por Alex Santos”. Ainda na noite, no mezanino 2, ocorre a primeira aula da oficinaSom e Imagem na Poesia: Como Impactar com Palavras, ministrada pelo escritor Frederico Barbosa. 

Nos dias seguintes, a programação segue com a continuidade de oficinas e palestras. O escritor José Lins do Rego será exaltado no evento com a realização de bate-papo sobre ele, o Conversando sobre Zé Lins, que ocorre de terça a sexta-feira, às 9h, no Museu que leva o nome do autor. Outro destaque da programação é a reabertura do Espaço Infantil da Biblioteca Juarez da Gama Batista, na terça-feira (18), às 15h. Lá a criançada vai ouvir as histórias da contadora Manu Coutinho num local dedicado aos pequenos.

Seminário Estadual de Bibliotecas Públicas e Escolares – Nos dias 20 e 21 de agosto é realizado o Seminário Estadual de Bibliotecas Públicas e Escolares, que discute a ação desses equipamentos culturais no Estado. A abertura ocorre no auditório da Escola de Música Anthenor Navarro, às 19h, com o lançamento do Plano do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Estado da Paraíba, formatado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba. Autoridades da educação e cultura do Estado participam do evento. Em seguida, às 20h, o escritor Frederico Barbosa profere palestra com o tema:” Por que ler? E como bibliotecas podem estimular a leitura”.

Na sexta-feira (21), duas mesas de discursão ocorrem dentro da programação. A primeira, às 14h, discute a atuação das Bibliotecas Públicas na Paraíba. A segunda ocorre às 18h e discute a lei federal 12.244/10, que determina que até 2020 todas as escolas públicas terão bibliotecas e um profissional bibliotecário trabalhando no local, em substituição às salas de leitura.  Os participantes conversam sobre o tema e propõem caminhos para tornar possível a aplicação da lei nas escolas da Paraíba. As inscrições para o seminário podem ser feitas até esta sexta-feira (14).