logo paraiba total
logo paraiba total

Empreendedores buscam estratégias para aumentar o fluxo de turistas no litoral sul e norte

26 de agosto de 2015

Empresários e lideranças do setor de turismo das cidades do Conde, Pitimbu, Cabedelo e Lucena estão traçando estratégias para geração de fluxo turístico no período de baixa temporada. O grupo, formado por cerca de 45 pessoas, iniciou a elaboração de um plano de ação para  colocar o litoral sul e norte da Paraíba no ranking dos melhores destinos do Brasil no turismo de experiência.

A mobilização faz parte de uma iniciativa dos empreendedores das cidades, que recebeu o apoio do Sebrae Paraíba para elaboração do planejamento estratégico do turismo no litoral paraibano. Dividido em duas etapas, o plano tem o objetivo de priorizar ações de desenvolvimento do turismo na região, com foco na visão territorial sustentável.

De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, no primeiro momento, foi elaborado um diagnóstico do turismo das quatro cidades envolvidas. Já na segunda etapa, o grupo, com auxilio da consultora Tânia Zapata, consolidou um plano de ação para os próximos sete anos. “Estes encontros foram momentos riquíssimos de troca de ideias para atrair mais turistas para cidade. Este coletivo está mostrando que o litoral paraibano tem voz e vez, além de uma agenda de prioridades definidas”, destacou a gestora do Sebrae.

Segundo a consultora Tânia Zapata, o planejamento ajudou os empresários e lideranças a se reconhecerem, percebendo seus pontos fortes e fracos, as suas oportunidades e desafios. “Conseguimos traçar uma ação de curto prazo, ainda para este ano, e serão trabalhadas iniciativas para os próximos sete anos. Até dezembro, eles irão realizar um evento cultural criativo que movimente as quatro cidades. Queremos também que eles conheçam como turistas os destinos dos parceiros, para que haja um intercâmbio de vivências”, disse Tânia Zapata.

A consultora destacou ainda a importância da união e parceria entre os empreendedores das cidades. “Há diferenças entre os municípios, mas eles se complementam. O grupo é formado por empreendedores nas áreas de hotelaria, restaurantes, artesão, guias, entre outros. É importante que eles compreendam que a cultura deve cooperar com os destinos, que o artesão deve estar integrado com a pousada, que a pousada deve conhecer o artesão. Isso gera fluxo de vendas e todos saem ganhando, tanto os turistas quanto os empreendimentos”, ressaltou a consultora.

Diferencial e cooperação – De acordo com o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Conde, André Neves, a expectativa é oferecer ao turista melhores atrativos. “Esta é uma grande cooperação entre todo o litoral para se pensar no crescimento coletivo. Queremos colocar em prática ações em prol do desenvolvimento territorial de todo o  litoral paraibano”, destacou André Neves.

A artesã Teresa Júlio, do município de Cabedelo, disse que a troca de experiências entre os empreendedores dos quatro municípios foi bastante importante. “Modificamos nossa visão egoísta de empreendedor e descobrimos o valor do compartilhamento, da união para crescermos juntos, de maneira integrada. Foi muito gratificante”, disse a artesã.

Já a presidente da Associação de Turismo da Costa do Conde, Vânia Domingues, destacou a importância de integrar a cultura local dos municípios aos roteiros oferecidos aos turistas. “O turismo de vivência é uma necessidade social, gostamos de conhecer pessoas, de conhecer de perto as experiências delas. O nosso litoral tem além do sol e do mar, temos a história e a cultura das nossas cidades para mostrar aos visitantes”,  ressaltou.

De acordo com Vânia, o litoral do Conde tem mais de 40 pousadas, com mais de três mil leitos, e cerca de 20 bares e restaurantes. Para ela, despertar o turismo de vivência e de experiência será  grande diferencial para o litoral paraibano. No Conde, ela destacou o roteiro Marés Quilombola, que foi um dos 23 projetos formatados pelo  Talentos do Brasil Rural, idealizado no ano passado através da parceria entre o Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Sebrae.