logo paraiba total
logo paraiba total

Sinduscon-JP inscreve para ‘Fórum Inovar e Construir’

1 de setembro de 2015

Seguem abertas as inscrições para o “Fórum Inovar e Construir: Soluções inteligentes para o cenário atual”, que vai acontecer nos dias 07 e 08 de outubro, no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Os interessados em participar do evento devem confirmar presença através do site do fórum. 

Está sendo cobrada taxa no valor de R$ 75 para os associados do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP) e estudantes, e R$ 150 para o público em geral, composto principalmente de arquitetos, engenheiros, entre outros profissionais da construção civil.

O Fórum Inovar e Construir pretende apresentar soluções para o setor diante do atual cenário econômico, político e social. Com foco na sustentabilidade, especialmente devido ao período de estiagem que eleva os custos das construções no país, o evento aprofunda discussões sobre as atuais soluções de construção que proporcionam visibilidade às empresas envolvidas e reduzem custos no processo construtivo.

A política pública para a área da construção será enfatizada na abertura com a palestra do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil, José Carlos Martins e o economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, abordará o cenário econômico para o mercado imobiliário.

Caberá ao arquiteto e professor da USP, Antônio Carlos Migrone falar sobre a iluminação em tempos de crise energética e ao secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Azevedo, sobre a nova relação com a água, que efetivamente vem mudando em face da crise hídrica nacional.

A mobilidade humana também está na programação, sendo temática explorada pelo engenheiro e especialista em transportes, Carlos Batinga.

O evento será realizado no auditório do Sinduscon-JP, entidade que promove o fórum em parceria com a Revista Edificar e de Anne K. Instituto de desenvolvimento Humano. O evento tem apoio da Caixa Econômica Federal, da Energisa, da Officina da Madeira e da Concresolo.

Temas e palestrantes

O Cenário Político para a Construção Civil – José Carlos Martins, Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção;

Perspectivas para a Construção Civil a Curto e Médio Prazos – Celso Petrucci, Economista do Secovi-SP;

Iluminação em Tempos de Crise Energética – Antonio Carlos Mingroni, Engenheiro, Arquiteto e Membro da ABNT;

Eficiência: Solução para o bom uso da energia – Raymundo Moniz de Aragão, Engenheiro Mecânico com Pós-Graduação em Eficiência Energética;

Conceito de Edifício Inteligente – Gustavo Luna, Arquiteto e professor da UNB;

Automação: A tecnologia incorporada – Rodrigo de Agra Brito, Engenheiro Eletricista;

Produtividade: Fazer mais com menos – Nelma Miriam Araújo, Engenheira Civil;

Como elevar a produtividade na construção civil – Alana Rodrigues, Engenheira Civil especialista em construção seca;

A nova relação com a água – João Azevedo, Engenheiro Civil e Secretário de Infra Estrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba;

Fachada Ventilada: Uma solução sustentável – Rosana Yoshida, Arquiteta com Pós-Graduação em Arquitetura Bioclimática;

Mobilidade Humana – Carlos Batinga, Engenheiro Civil especialista em Engenharia de Tráfego;

A interação com o entorno – Aída Pontes, Arquiteta com Pós-Graduação em Engenharia Urbana.