logo paraiba total
logo paraiba total

Brasil tem 7 milhões de inadimplentes com mais de 60 anos, diz Serasa 

1 de setembro de 2015

O número de inadimplentes com 61 anos ou mais alcançou 6,99 milhões de pessoas em julho, de acordo com estudo da Serasa Experian. O valor equivale a cerca de um terço da população desta faixa e representa 12,4% dos 56,4 milhões de inadimplentes do País.

Em junho do ano passado, quando 54,1 milhões de brasileiros estavam inadimplentes, os idosos respondiam por 11,8% deste total.

Segundo especialistas da Serasa Experian, uma das explicações para o crescimento da fatia de idosos inadimplentes está relacionada com o crédito consignado. Como este tipo de financiamento é mais acessível aos aposentados, em momentos de alta da inflação e aumento do desemprego, muitos deles são levados a solicitar este tipo de crédito para socorrer as contas da casa.

O gerente da Serasa Experian, Fernando Rosolem, avalia que o idoso faz o empréstimo para ajudar a família, mas não consegue se manter em dia com os pagamentos das parcelas. “Isso corre porque essa faixa etária é uma das que mais sofre com a alta de preços de remédios, plano de saúde e alimentos”, afirmou..