logo paraiba total
logo paraiba total

Mercado de blogs cresce na Paraíba

1 de setembro de 2015

Há tempos, criar e manter um blog na internet deixou de ser apenas um hobby e virou negócio lucrativo. Os que atuam na blogosfera podem ganhar até R$30 mil por mês em parcerias, publicidade e posts patrocinados – e ampliam seu faturamento com eventos e venda de produtos. A procura por looks exclusivos, dicas de moda e beleza, roteiros de passeios e viagens, além de notícias de bastidores e em primeira mão, foi o que fizeram, inclusive, com que muitos deixassem de lado suas profissões originais e apostassem fundo nesse mercado. Embora não seja possível dizer quanto os bloqueiros de primeira linha ganham por mês, no mercado nacional de moda, por exemplo, a pessoal com maior número de seguidores chegam a cobrar R$ 5 mil por um post no Facebook, R$ 4 mil no Instagram, R$ 6 mil no Youtube, R$ 2 mil por um banner, R$ 4 mil por um publieditorial. Apesar desse mercado ainda ser fraco no Nordeste, produtores de conteúdo já movimentam plataformas nos diversos setores, desde moda a gastronomia, e faturam até R$ 7 mil por mês. Na Paraíba, a tendência desta plataforma também está em ascendência, fomentando as iniciativas dos chamados influenciadores digitais. 

A força da política paraibana, é claro, puxou o bonde. No Estado, quem acessa busca informações em primeira mão, declarações impactantes e notícias de bastidores. Que o diga o jornalista Marcos Weric, o mais novo blogueiro da área. Ele criou há um ano e dois meses o marcosweric.com.br, onde inclusive pauta os veículos tradicionais e as colunas políticas. “Ao longo de dez anos atuando na profissão de jornalista em diversos veículos e também como colunista, adquiri certa experiência, várias fontes e leitores. E como nas colunas que escrevia já tinha um público fiel, tinha repercussão de minha opinião, percebi que através do blog eu poderia unir tudo isso e ainda ter meu próprio negócio”, contou. 

Segundo Marcos, o faturamento do blog ainda é complementar, mas ele está estruturando a plataforma para conquistar novos negócios e faturar com inserções de banners publicitários. “Estou trabalhando para no futuro ser minha principal renda. Hoje, o blog me rende mais que o piso jornalístico, além de permutas e presentes. Estou muito satisfeito, porque já atingimos o topo do ranking dos blog de política de João Pessoa. E isso é muito gratificante”, comemorou ele.

Foco no Turismo – Outro assunto que não poderia ficar de fora no Estado é o turismo. Unindo toda sua experiência jornalística ao prazer de informar sobre desenvolvimento e belezas da Paraíba, o jornalista e editor de Economia do Jornal Correio da Paraíba, Fábio Cardoso, foi pioneiro no mercado local dos blogs no segmento de Turismo. O turismoemfoco.com.br  conta com matérias do setor de forma regional e nacional. “Inicialmente fiz um blog apenas com as informações do setor, mas o retorno de acesso me fez pensar em produzir um produto para torná-lo algo maior e mais informativo, com textos e imagens”, disse o jornalista.

Por causa da função de editor de jornal, ele confessa que tem facilidades para obter pautas diferenciadas. “Tenho muitas fontes que me passam informações exclusivas. Tenho ido aos eventos que recebo convite e mantido relação direta com as fontes e os dirigentes do segmento, que já me reconhecem como jornalista de turismo e conhecem o blog. A atuação como editor do jornal é uma facilitadora de informações e, principalmente, de repercussão delas. Um tem ajudado muito o outro, mas procuro separar muito as duas coisas”, enfatizou ele.  

Entre os ganhos, viagens, restaurantes e acesso livre a eventos do segmento. E, com o Turismo em Foco, Fábio comercializa espaços publicitários e articula outras parcerias.  “Ainda não vivo somente dele, mas dá para ter um pouco mais de administração financeira. É importante destacar que a renda que é gerada com o blog, por meio dos banners, é por tempo determinado, isto é, não podemos fazer um planejamento a médio ou longo prazos. Busco sempre outras parcerias para evitar queda na arrecadação. Na realidade, tenho investido na Educação da minha filha. Colégio, inglês, seguro de vida e plano de Previdência são os principais”, detalhou Fábio.

Mundinho Fashion  – Os negócios na blogosfera não tem limitação de assunto e de idade. Gaby Cabral, de apenas 18 anos, é um exemplo de blogueira paraibana que já está conquistando sua independência financeira e realizando sonhos por meio do justgaby.com.br. O blog fala de moda, com peças e os famosos “looks do dia”, além de produtos de beleza e marcas de aderência ao público jovem. “Sempre amei moda desde pequena e sempre gostei de dar minha opinião junta às minhas amigas sobre o assunto. Daí quando surgiram os blogs decidi criar logo o meu para utilizar como uma espécie de diário, mas logo minhas amigas começaram a acessar e a divulgar e tudo ganhou uma dimensão”, lembra. 

Apesar de não ter ainda uma renda fixa mensal, Gabi, que mora com os pais e ainda é estudante, garante que o que ganha com o blog dá para pagar todas as suas contas e ainda guardar para realizar seus primeiros sonhos materiais. “Ainda varia por mês os anúncios e contratos, depende de lançamentos e novidades dos clientes, mas com o que ganho pago meus estudos e estou tirando minha habilitação para comprar meu primeiro carro”, contou ela. Para se qualificar neste negócio, Gabi está no primeiro período do curso de Marketing. “O mundo a cada dia fica mais virtual, e o blog é uma tendência. Pretendo viver dessa minha profissão, da qual hoje já colho frutos desse meu trabalho”, complementou.

Outra blogueira que está expandindo no Estado é a jovem fisioterapeuta Yoschabel Fernandes, de Campina Grande. Com ajuda do seu irmão Yuri Rodolph Fernandes – arquiteto e fotógrafo -, ela administra o blogdrops.com.br. “Mesmo tímida, sempre acompanhei as tendências de moda e gostei de ser fotografada. Além do mais, estávamos em um momento em que Campina Grande não tinha espaços de opinião sobre os assuntos. Então, foi daí que demos início ao blog há dois anos”, contou ela. 

No caso de Yoschabel, o blog tem chamado atenção das marcas de moda e beleza e atualmente a plataforma é sua principal fonte de renda. Tanto que ela e o irmão já firmaram parcerias com grifes nacionais e são frequentemente lembrados pelos organizadores das semanas de moda mais importantes do País. “Hoje temos mais de 27 mil seguidores nas nossas redes sociais em função desse canal”, celebra a blogueira.

Para o presidente da Associação de Mídia Digital da Paraíba (Amidi), Fábio Targino, o mercado dos blogs no Estado ainda está em expansão. Segundo ele, na Paraíba estima-se algo em torno de mil portais de notícias e blogs, ainda se profissionalizando. “A plataforma contempla portais de notícias com conteúdo abrangente ou mesmo especializado. Dois fatores são preponderantes, o primeiro é o crescimento de usuários de internet que cada vez mais aumentam. O segundo a liberdade de expressão, a necessidade que a sociedade moderna tem de interagir”, avaliou. 

Para ele, não existe uma ‘fórmula’ quando o assunto é ganhar dinheiro com conteúdos próprios na internet. “Existe um grande desafio neste aspecto, em incentivar a mudança cultural de marcado dos grandes anunciantes. Falta ainda que as médias e pequenas empresas obtenham esta percepção. Precisamos desmistificar o segmento de Mídia Digital para o mercado”, frisou ele.

Existem basicamente duas maneiras de se ganhar dinheiro com um blog. A primeira é através da venda de espaços publicitários e a segunda é vendendo algum tipo de produto no seu site, geralmente infoprodutos. Em ambos os casos, é fundamental que o seu blog possua bastante acessos, e para isso, é preciso ter um conteúdo interessante e criativo. Veja algumas dicas:

Bom conteúdo: Foque em um determinado assunto e crie um conteúdo que realmente interesse e ajude as pessoas. Desenvolva seu próprio conteúdo e divulgue seu blog pelas redes sociais. 

Anúncios: Além do Programas de Afiliados, em que você se inscreve em um desses programas e você ganha por cliques nesses anúncios, as marcas que têm a ver com seu conteudo podem se interessar em estar com a marca no blog. Muitos blogueiros de sucesso tem nessa fonte a maior receita dos seus blogs.

Venda de infoprodutos/ publieditoriais: Comércio de e-books, cursos para vender online são boas fontes de renda também. Há muitos blogueiros de são uma espécie de garotos-propaganda das marcas e são modelos para as empresas anunciantes.

Conheça outros blogs da Paraíba:

Moda:

Closet da Rê

Rafaela Galvão 

Ceicinha Figueiredo

Política

Ariblog

Blog do Dércio

Blog do Tião Lucena

Turismo e gastronomia

Rogério Almeida

O Conciergepb

Rosa Aguiar