logo paraiba total
logo paraiba total

Dilma vista a Paraíba nesta sexta-feira (04) e garante recursos para conclusão de obras no Estado 

4 de setembro de 2015

A presidente Dilma Rousseff, que desembarca no final da manhã desta sexta-feira (04) na Paraíba, anunciou ainda em Brasília no Palácio da Alvorada, alguns recursos para o Estado paraibano e falou da sua agenda nas cidades de Campina e João Pessoa. As informações foram concedidas pela presidente da República, no início da manhã, em entrevista às emissoras de rádio do Sistema Correio de Comunicação.

Na oportunidade, Dilma falou do momento de crise econômica e política que vive o Brasil e o seu Governo com Congresso Nacional e ainda comentou a respeito do projeto orçamentário de 2016, apresentado pelo Governo Federal com déficit de mais de R$ 30 bilhões.

“Nós optamos por um caminho de transparência e de verdade. Optamos pelo caminho de mostrar a existência desse déficit. Poderíamos ter mandado receitas decorrentes de tributos, mas quisemos deixar tudo às claras para que possamos debater com o Congresso o que podemos fazer para resolver o problema que decorre do fato das receitas terem caído muito”, justificou Dilma.

A presidente falou também sobre os cortes de gastos feitos em sua gestão e garantiu que serão mantidos os recursos para as instituições de ensino, hospitais e para reformas de postos de saúde e também que os programas sociais serão poupados da recessão. “Uma coisa garantimos, que as medidas não atingirão inclusive os programas sociais, pois não são eles que provocam o desequilíbrio do orçamento”, afirmou ela.

Manutenção de recursos para obras e programas

A presidente disse ainda que o projeto orçamentário enviado ao Congresso inclui o envio de verba para obras que já estão em andamento. Na Paraíba, segundo Dilma Rousseff, não serão prejudicadas as obras na BR-101 e na BR-230, em trechos próximos a Campina Grande. Ela garantiu também a manutenção de recursos para obras de segurança hídrica e mobilidade urbana, assim como para os programas Bolsa Família e Mais Médicos, que hoje conta com 421 profissionais no Estado

Governo e o Congresso

Dilma Rousseff comentou ainda as divergências no diálogo entre o governo federal e o Congresso. Ela argumentou que posicionamentos distintos é uma das características da democracia, mas defendeu que “governo e Congresso podem divergir, porém com o compromisso de procurar um consenso que represente o bem para o Brasil”.  

Agenda em Campina Grande e João Pessoa

Ainda na manhã desta sexta-feira, por volta das 11h30, a presidente desembarca no Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande, na companhia de oito ministros e alguns assessores. Em seguida, por volta das 11h45, visitará a Unidade habitacional Loteamento Raimundo Suassuna e também participará da solenidade de entrega do Loteamento Acácio Figueiredo, ambos do Programa Minha Casa Minha Vida, localizados no bairro Três Irmãs. “Entregaremos logo mais, 1.948 novas unidades habitacionais em Campina Grande, do nosso Programas Minha Casa Minha Vida, um dos programas que mais tem dado certo no nosso Governo”, destacou Dilma.

Depois a presidente seguirá para o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, em João Pessoa, onde a partir das 14h30, terá início uma reunião fechada da comitiva com cerca de 70 empresários, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no Ponto Turístico Cabo Branco, O encontro tratará do Programa de Investimento em Logística e serão discutidas melhorias em infraestrutura de transportes. 

A presidente não ficará até o fim da reunião, que será conduzida pelos ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Por volta das 16h30, Dilma seguirá para outro ambiente do Centro de Convenções, onde participará do ‘Dialoga Paraíba’ e fará interação com representantes de movimentos sociais. Após os eventos descritos, a programação se encerra e as autoridades do governo federal retornam a Brasília, por volta das19h30.