logo paraiba total
logo paraiba total

Paraíba é destaque na edição de outubro da Revista de Bordo da TAP

4 de outubro de 2015

“Paraíba – Brasil Esplêndido” é o título da matéria de capa da edição de outubro da Revista de Bordo da TAP – uma das maiores companhias aéreas –, a UP Magazine, que circula em 67 países da Europa, África e América do Sul. A reportagem, assinada pela jornalista portuguesa Maria João Veloso com fotos de Marisa Cardoso, mostra em oito páginas roteiros que contemplam desde a história e cultura da Capital e Brejo, as belezas do litoral Norte e Sul, a pujança tecnológica de Campina Grande até o Maior São João do Mundo, além dos mistérios do Cariri. A revista traz ainda  uma matéria sobre hotéis que a equipe visitou no Estado.

“A nossa Paraíba, tem todos os ingredientes cinematográficos. Paisagens de cortar a respiração, mar de um tom entre o verde e o azul difícil de explicar, romances de cordel, cenários reais que já serviram de set a vários longas-metragens brasileiros, forró e um São João que arrasta multidões em Campina Grande”, descreve Maria João.

Litoral Exuberante – A jornalista portuguesa destaca na reportagem que João Pessoa é o ponto de partida para explorar riquezas do Estado, e faz comentários sobre os passeios em Picãozinho e Areia Vermelha, bem como sobre as praias do Conde com suas falésias, piscinas naturais e mata Atlântica, citando ainda como “um resgate ao passado” a comunidade quilombola do Ipiranga.

Expoente Barroco – As riquezas arquitetônicas de João Pessoa aliadas à sua história são ressaltadas pela repórter tendo como foco o Centro Histórico, com destaque para o Centro Cultural de São Francisco. “Dizem que é dos mais belos exemplares da arquitetura barroca no Brasil e, de fato, a energia do lugar deixa-nos a flutuar como anjinhos barrocos. Com “a” vista para o rio Sanhauá, o complexo inclui ainda o Convento de Santo António, construído em 1589. Os holandeses usaram-no como fortim, e depois da sua expulsão do Brasil o edifício foi ampliado pelos franciscanos, já no século XVIII”, relata.

Ainda com relação ao Centro Histórico, a matéria narra o colorido dos sobrados art déco da Praça Antenor Navarro, o largo São Frei Pedro Gonçalves, onde fica a igreja homônima cujas ruínas devem ser visitadas, recomenda a repórter. Ao chamar atenção para os casarios coloniais do bairro Varadouro e da Rua Duque de Caxias que desaguam na Praça João Pessoa. E faz uma descrição dos prédios situados nas suas proximidades, como o Palácio do Governo, a Assembleia Legislativa e o Pavilhão do Chá.

Brejo – A matéria ressalta que o Brejo inclui paisagens muito verdes numa terra fértil onde se cultiva, sobretudo, cana de açúcar, mas também mandioca e banana. Informa ainda sobre os atrativos da região serrana como os engenhos de cachaça e eventos como a Rota Cultural dos Caminhos do Frio: “Ora, sentir frio no Brasil é quase uma sensação exótica! Nesta época, pelas cidades de Bananeiras, Areia, Serraria, Pilões, Alagoa Nova e Alagoa Grande acontecem vários eventos culturais com enfoque na gastronomia, artesanato, ecoturismo e desporto. Mas a região deve ser visitada em qualquer altura do ano. Dos engenhos de cachaça aos casarões, passando pelas cachoeiras e caminhos pedestres, esta é uma viagem no tempo para saborear devagar. É o destino onde o visitante encontra por uma das mais agradáveis opções turísticas e históricas de toda a Paraíba”

Campina Grande – A reportagem também faz uma alusão ao empreendedorismo de Campina Grande, enfatizando que a cidade é considerada um dos grandes polos tecnológicos, universitários e industriais do Brasil, com um destaque para o grande evento realizado ali – o Maior São João do Mundo.

Cabaceiras e o Lajedo do Pai Mateus – Os mistérios das pedras do Lajedo do Pai Mateus, em Cabaceiras, cidade conhecida como a “Roliude Nordestina”, ganha um enfoque especial na reportagem. Maria João narra com detalhes as aventuras dos personagens do filme O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, baseado na obra, do paraibano Adriano Suassuna. Ela descreve o Cariri como “terra árida, povoada por pequenas matas chamadas caatinga, com grupos de cabras a roer o chão, transporta-nos para os tempos de cangaço ou, quanto mais não seja, para clássicos do cinema brasileiro”.

Com relação ao Lajedo do Pai Mateus, Maria João afirma que ali a Paraíba capricha em cenários e mistérios. E observa: “Localizado em Cabaceiras, cidade do semiárido a cerca de 180 km da capital, na fotogênica região do Cariri, o local ocupa uma área privada de um hotel fazenda local e abriga uma impressionante sequência de blocos de granito arredondados que vão assumindo novas tonalidades ao longo do dia”.

A equipe de reportagem da TAP veio à Paraíba em agosto desse ano, numa articulação feita pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). A ação contou com a parceria da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-PB) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PB) e outras entidades que fazem parte do trade turístico paraibano,

Confira a reportagem completa aqui.