logo paraiba total
logo paraiba total

Confira as alternativas de pagamento de boletos durante greve nos bancos

5 de outubro de 2015

Quem precisa pagar contas, sacar dinheiro e contratar empréstimo deve enfrentar dificuldades a partir desta terça-feira (06), quando os bancários entram em greve, paralisando as principais atividades nas agências. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) ressalta que a legislação garante aos clientes bancários a continuidade de serviços essenciais.

Assim, a compensação de cheques e transferência de dinheiro entre contas de bancos diferentes, por exemplo, devem ser feitas nos prazos estipulados pelo Banco Central. Se um cliente precisar resolver algum problema com urgência e a sua agência estiver fechada, o banco deve orientar sobre outro local para atendimento.

Quem precisa quitar contas deve recorrer ao mesmo meio ou ainda efetuar o pagamento por telefone ou internet, orienta o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Outra alternativa para pagar contas de serviços públicos, como água, luz e telefone, são as casas lotéricas. O consumidor pode ainda tentar negociar com as empresas um prazo maior para vencimento do débito.

O Idec lembra que não podem ser impostas penalidades, como multa e juros, em caso de atraso do pagamento devido à greve. Mas, diante da previsão de paralisação, a recomendação é que o consumidor se programe para realizar o pagamento, de preferência, antes mesmo da data de vencimento da conta.

Alternativas na greve

Saques: O primeiro passo é ligar para a agência na qual possui conta para saber se ela aderiu à greve. Se a resposta for positiva, entre em contato com o banco e descubra qual a agência mais próxima que poderá atendê-lo. O mesmo vale para quem tem dinheiro a receber diretamente na “boca do caixa”. Valores menores podem ser sacados nos terminais eletrônicos. 

Pagamentos: Telefone e internet: O consumidor pode efetuar o pagamento de suas contas pelo telefone, internet ou caixas eletrônicos. É importe não deixar de solicitar algum documento que possa comprovar o pagamento. No caso da internet, o comprovante pode ser impresso. Pelo telefone, o consumidor deve anotar o número do protocolo.

otéricas e supermercados: LContas de serviços públicos como água, luz e telefone não precisam necessariamente ser pagas nos bancos, mas também em casas lotéricas e em alguns supermercados.

Fornecedor

Prazo maior: Caso o pagamento por nenhuma dessas alternativas seja possível, o consumidor deve entrar e contato com o fornecedor para checar se existem outras maneiras de quitar a conta ou até mesmo se a data de vencimento não pode ser prolongada. Se o pagamento for realizado diretamente com a empresa, é importante pedir o recibo.

Penalidades

Multas e juros: Como a greve não é de responsabilidade do fornecedor nem do consumidor, não podem ser impostas penalidades, como multa e juros, no caso do atraso do pagamento. Mas, diante da previsão de greve, a recomendação é que o consumidor se programe para realizar o pagamento, de preferência, antes mesmo da data de vencimento da conta.