logo paraiba total
logo paraiba total

Dia da Micro e Pequena Empresa é comemorado em toda a Paraíba

5 de outubro de 2015

Responsáveis por empregar quase 57% da mão de obra paraibana, gerar 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e representar 99% das empresas, os pequenos negócios contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da economia da Paraíba. Na próxima segunda-feira (5) é comemorado nacionalmente o Dia da Micro e Pequena Empresa, com diversas atividades e será o ápice do Movimento Compre do Pequeno Negócio.

Na Paraíba, haverá atividades do Litoral ao Sertão, com a realização de feiras de negócios, promoções no comércio, apresentações culturais, mobilizações junto com entidades empresariais e uma sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio foi lançado em todo o país e ganhou adesão de diversas entidades, empresas e parceiros em todos os Estados brasileiros. A campanha vem mostrando à sociedade a importância dos empreendimentos de pequeno porte para a recuperação da economia e estimulando a compra nas micro e pequenas empresas, para que o dinheiro circule no próprio bairro, cidade e estado, aquecendo a economia local.

Na Paraíba, mais de 3 mil empresas já aderiram espontaneamente ao movimento e cerca de 4 mil empresários foram atendidos e capacitados pelo Sebrae no mês de setembro durante as ações da campanha. Através do site www.compredopequeno.com.br as empresas, os consumidores e as instituições apoiadoras fazem a adesão gratuitamente e podem consultar e serem consultados por região.

“Essa grande mobilização e o debate sobre a importância dos pequenos negócios são fundamentais para que essas empresas tenham vida longa, prosperem e gerem riquezas para cada localidade. O movimento foi iniciado em agosto, mas não termina agora no dia 5 de outubro. Ele continua e será incorporado ao nosso calendário anual de atividades”, disse o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim.

Atividades em João Pessoa

Em João Pessoa, às 16h da segunda-feira (5), haverá uma sessão solene na Câmara Municipal, na qual será anunciada a instauração da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa (MPE) e a criação do Fórum Municipal da MPE. O presidente da Casa, Durval Ferreira, também irá registrar neste dia o voto de aplauso ao Movimento Compre do Pequeno Negócio.

Ainda na Capital, durante todo o dia 5 (10h às 21h), no estacionamento do Shopping Sebrae (Bairro do Estados), acontecerá a Feira de Orgânicos, a Feira de Food Trucks e Food Bikes e a apresentação da peça teatral “As Aventuras do Dinheiro Voador”, às 18h30, com o grupo “Quem tem Boca é pra Gritar!”. Neste dia, os lojistas do Shopping Sebrae também irão oferecer descontos e sorteios para seus clientes. O Shopping Sul, no bairro dos Bancários, também aderiu à campanha e, no dia 5, terá descontos especiais para seus clientes.

Antecipando as comemorações do dia 5, será realizada em João Pessoa, no sábado (3) o Passeio Ciclístico e a Caminhada Compre do Pequeno. Os dois eventos terão concentração no Busto de Tamandaré, em Tambaú, a partir das 6h30 e saída as 7h. No passeio ciclístico, serão 25 km de pedalada pela orla e bairros da zona sul de João Pessoa. Estão sendo esperadas mais de 150 pessoas participando. Já a caminhada sai do Busto de Tamandaré e segue até a Praça de Iemanjá, no Cabo Branco.

Atividades no interior

Além das duas agências em João Pessoa (Bairro dos Estados e Mangabeira), o Sebrae Paraíba oferece atendimento empresarial em agências localizadas em mais 9 cidades (Campina Grande, Araruna, Guarabira, Monteiro, Sousa, Patos, Cajazeiras, Pombal e Itaporanga). Em todos esses municípios e cidades vizinhas foram realizadas, durante os meses de agosto e setembro, diversas capacitações, palestras, eventos e mobilizações do Movimento Compre do Pequeno Negócio. Neste dia 5, também acontecerão mais ações.

Nas cidades de Alagoa Grande, Cajazeiras, Itaporanga, Patos, Santa Luzia e Princesa Isabel, em parceria com as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) haverá o Dia do Descontão, durante toda a segunda-feira (5). Em Monteiro, terá carreata e passeata pelas principais ruas da cidade, com a adesão de empresários e entidades parceiras. Já as cidades de Araruna, Cuité, Nova Floresta, Damião, Casserengue, Cubati e Picuí farão mobilização junto aos empresários para adesão à campanha.

Nas cidades de Pombal e São Bento também será feita mobilização junto aos empresários para adesão ao Movimento. Em São Bento, durante a tradicional “Feira da Pedra”, no dia 5, os feirantes e clientes que participam do evento serão chamados a participar da campanha nacional. As ações continuam durante o mês de outubro, com o Seminário de Compras Governamentais em Pombal e o Inova Sertão, em Sousa.

Em Itaporanga, o Sebrae local irá colocar uma tenda na avenida principal da cidade para informar sobre o movimento e fazer inscrições para a palestra “Quer vender mais? Então o foco não pode ser a crise”, que será realizada às 19h da segunda-feira (5). Em Cajazeiras e São João do Rio do Peixe haverá palestras e mobilização junto aos empresários. Cajazeiras realiza ainda, também no dia 5, o Seminário de Compras Governamentais, que informa aos pequenos empresários, gestores públicos e agricultores familiares como comprar e vender ao poder público.

A força dos pequenos negócios

Para Luiz Alberto Amorim, um ambiente legal favorável, a capacitação e o acesso à informação são elementos importantes para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. “O Sebrae é um dos fomentadores desse crescimento, oferecendo cursos, consultorias, palestras, eventos e orientações em todo o Estado”, disse o diretor.

Esses pequenos negócios representam 99% do universo empresarial da Paraíba e somam cerca de 120 mil empreendimentos no Estado. “O Brasil, assim como nosso Estado, é feito de pequenos empreendimentos. Apesar do difícil momento econômico, é preciso sairmos do pessimismo e vermos que, com orientação e planejamento, podem surgir oportunidades”, completou Luiz Alberto.

“Não foi do dia para a noite que as micro e pequenas empresas conquistaram oportunidades para crescer. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, de 2006, foi o primeiro marco nesse avanço e criou um ambiente muito favorável”, disse. Ele ainda acrescentou que as empresas paraibanas ocupam a segunda colocação no ranking de sobrevivência de empresas no país, com um índice de 81%. Ou seja, após os dois primeiros anos das empresas abertas na Paraíba, de cada 10, mais de 8 continuam no mercado.

Os pequenos negócios são aqueles que faturam até R$3,6 milhões por ano. São divididos em três categorias empresariais, de acordo com sua faixa de faturamento: microempreendedor individual (MEI), micro empresa e pequena empresa, além dos produtores rurais. A figura jurídica do MEI foi criada após a Lei Geral da MPE e vem tirando diversos trabalhadores autônomos da informalidade, criando condições especiais para que ele tenha um CNPJ. Com baixa carga tributária e todos os benefícios do INSS, ao se formalizar o MEI deve faturar até R$60 mil por ano e só pode ter um funcionário. Na Paraíba, já há mais de 72 mil MEI registrados.