logo paraiba total
logo paraiba total

Número de consumidores e empresas devedoras bate recorde histórico em agosto

9 de outubro de 2015

Os números de empresas e consumidores inadimplentes bateram recorde histórico em agosto, segundo estudo feito pela área de big data da Serasa Experian. O Brasil tem hoje com 57,2 milhões de inadimplentes. Número é o maior já registrado desde que foi criado o levantamento, em 2014.

As dívidas, somadas, totalizam R$ 246 bilhões. O estudo apontou, também, que o número de empresas inadimplentes chegou a 4 milhões, o maior já registrado. Essas companhias possuem R$ 91 bilhões em dívidas.

O estudo revelou, ainda, que do total de companhias inadimplentes, 46% são comerciais (comércio de bebidas, vestuário, veículos e peças, eletrônicos, entre outros), 44% são do segmento de serviços (bar, restaurante, salões de beleza, turismo, entre outros) e 9% são indústrias.

As empresas que estão inadimplentes têm até esta sexta-feira (9), para acessar o Feirão Limpa Nome Online para empresas da Serasa Experian.

Os empreendedores podem acessar o serviço para checar se possuem pagamentos em aberto com 90 credores cadastrados. O serviço é totalmente gratuito e mostra, também, qual a proposta de pagamento do credor, com condições especiais e descontos de até 80%.

“As empresas podem acessar o serviço sem compromisso e tirar dúvidas sobre quais são suas dívidas. Além disso, também é possível renegociar o débito”, afirma Rodrigo Sanchez, gerente executivo de produtos para empresas da Serasa Experian.

Neste Feirão, o segundo realizado pela Serasa para empresas, houve 10 vezes mais acessos que no Feirão de 2014. A quantidade de acessos foi calculada após as empresas efetuarem o logon, onde já podem visualizar a dívida e os canais de renegociação. Ou seja, houve 10 vezes mais tentativas de renegociação nesta edição do Feirão em comparação com o ano passado.

Perfil das empresas

Do total de empresas que acessaram, 89% são de micro ou pequeno porte. A maioria é do estado de São Paulo (44%), seguido pelo Rio de Janeiro (9%), Minas Gerais (8%) e Paraná (6%). Na divisão por região, a grande maioria das empresas (63%) é proveniente da região Sudeste, e em segundo lugar vem a região Nordeste (14%). O Sul fica em terceiro lugar no ranking (13%), seguido por Centro-Oeste (6%) a região Norte (4%).

O segmento que mais procurou o serviço gratuito foi o de serviços para empresas, que representa 21% dos acessos, seguido por serviços para pessoa física (16%), varejo de bens duráveis (16%), varejo de bens não duráveis (8%) e atacado de bens duráveis (6%). No Brasil todo, 89% das empresas que procuram o Feirão são de pequeno porte: 89%.