logo paraiba total
logo paraiba total

Apple remove apps que bloqueiam anúncios da App Store

9 de outubro de 2015

Na noite dessa quinta-feira (08), a Apple removeu uma série de aplicativos da App Store que instalam certificados de raiz no sistema. Teoricamente, instalando aplicativos que permitem o uso de tais certificados, os usuários deixam uma brecha para que desenvolvedores tenham acesso ao tráfego criptografado de informações dos usuários. Dentre os aplicativos que fizeram parte da remoção, um número bem seleto de bloqueadores de anúncios foi escolhido.

O processo utilizado por desenvolvedores para bloquear anúncios em aplicativos de terceiros se baseia na criação de uma VPN, onde todo o tráfego é executado através de servidores dos próprios desenvolvedores para remover os anúncios. Este processo pode facilmente ser utilizado para práticas de pessoas mal-intencionadas, gerando um problema muito maior aos usuários.

Um dos aplicativos de grande nome que teve sua remoção na loja de aplicativos foi o Been Choice, que utiliza o mesmo processo citado logo acima, instalando um certificado no aparelho para que tudo funcione corretamente.

Em declaração ao site TechCrunch, a Apple disse que estava removendo alguns apps porque estes comprometem soluções de segurança SSL/TLS do sistema. A empresa também observou, no entanto, que está trabalhando com os desenvolvedores de aplicativos do tipo para trazê-los de volta à loja, porém com mais medidas de segurança.

A Apple se diz empenhada em proteger a privacidade e segurança do cliente. Nós removemos alguns aplicativos da App Store que instalam certificados de raiz que permitem o monitoramento de dados da rede do cliente, que por sua vez pode ser usado para comprometer soluções de segurança SSL/TLS. Estamos trabalhando em colaboração estrita com esses desenvolvedores para trazer seus aplicativos de volta à App Store, garantindo a privacidade e segurança dos nossos clientes sem colocá-los em risco.

É claro, não temos certeza de que a Apple realmente trará de volta os aplicativos que bloqueiam anúncios de volta à loja, embora estes já tenham sido baixados/comprados por uma série de usuários.