logo paraiba total
logo paraiba total

Paraíba sedia Fórum Nacional de Sistema de Informações Culturais

9 de outubro de 2015

Estão abertas as inscrições para o I Fórum Nacional de Sistema de Informações Culturais, que vai acontecer entre os dias 20 e 22 de outubro, na Fundação Casa de José Américo (FCJA), na Av. Cabo Branco, em João Pessoa. O evento, que tem o objetivo de reunir experiências de sistemas de informação cultural em andamento no Brasil, é voltado a todas as esferas de governo e tem produção da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB).

Na ocasião, o Ministério da Cultura (MinC) irá apresentar seu novo sistema e convidará os participantes para uma série de debates em torno de três principais eixo que se cruzarão ao longo da programação. No primeiro eixo, serão abordadas as temáticas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias livres pelo MinC. Já o segundo eixo se volta para contribuição de sistemas de informação na qualificação da gestão cultural enquanto estratégias de sustentabilidade. Por fim, o terceiro eixo qualifica a gestão cultural através da implantação de sistemas de informação, discutindo o real impacto na vida das pessoas, contribuindo assim para a efetivação da cidadania cultural pela participação social.

Em consonância com as políticas públicas de cultura desenvolvidas em âmbito nacional, a Paraíba desponta, desde 2012, na implantação de informações sobre os segmentos culturais em uma única plataforma. Segundo Rosildo Oliveira, gerente operacional de Pesquisa Cultural, a plataforma do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Cultural (SNIIC) vem sendo alimentada constantemente, contribuindo para a eficácia do mapeamento cultural do Estado em nível nacional. “Estamos há quatro anos reunindo informações sobre todas as manifestações culturais do Estado. Agora, com este evento de âmbito nacional, despontamos no cenário nacional criando a oportunidade para que essa troca de conhecimentos fortaleça a junção do mapeamento regional  com o SNIIC”, ressaltou.

O I Fórum Nacional de Sistemas de Informações é recebido pela Secult-PB como uma ferramenta importante para discussão sobre o mapeamento cultural e o uso de tecnologias livres. A idéia é reunir experiências de sistemas de informação cultural, criando a oportunidade para que essa troca de conhecimentos fortaleça a junção dos mapeamentos realizados com o SNIIC. 

As inscrições podem ser feitas até a quarta-feira (14) pelo site http://culturadigital.br/sniic/i-forum-nacional-de-sistemas-de-informacao-culturais/inscreva/. O tempo de apresentação de cada proposta será de 15 minutos. Outras informações estão disponíveis pelo e-mail: sniic@cultura.gov.br ou no telefone (61) 2024-2172.