logo paraiba total
logo paraiba total

Conferência aborda pessoa com deficiência e sua transversalidade

17 de novembro de 2015

Gênero, raça, diversidade sexual e geracional, dentre outros temas, serão debatidos durante a 3ª Conferência Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizada nestas terça-feira e quarta-feira (17 e 18). O evento ocorrerá na sede da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), em João Pessoa, com a participação de delegados de vários municípios. Com o tema “Desafios da Implementação da Política da Pessoa com Deficiência: Transversalidade como Radicalidade dos Direitos Humanos”, a conferência começa às 14h, no Auditório Jimmy Queiroga.

Segundo o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência Genézio Vieira, os deficientes são vistos, geralmente, apenas em razão da deficiência que possuem. “Mas somos pessoas humanas e temos características diferentes. A pessoa pode ser deficiente e idosa; a pessoa negra pode se deficiente; a pessoa lésbica pode ter uma deficiência”, declarou, acrescentando que, geralmente, a pessoa com deficiência não é vista num contexto geral, com características específicas, e isso precisa ser mudado.

A vice-presidente da Associação de Deficientes e Familiares (Asdef), Carolina Vieira, destacou a importância da conferência estadual. “Essa é a hora que a militância e a sociedade civil têm para cobrar mudanças junto aos governantes para que as políticas sejam executadas. A perspectiva é que juntos possamos dividir opiniões, criando um espaço democrático para que todos sejam ouvidos, a fim de trazer propostas viáveis para as políticas públicas da pessoa com deficiência na Paraíba”, declarou.

Carolina Vieira também comentou que a conferência estadual é decisiva para as regiões que não possuem órgãos de controle voltados ao público em questão. “Acabamos agora desembarcando em um espaço onde todos os municípios podem planejar e definir em conjunto como se dará o perfil de construção de políticas para as pessoas com deficiência na Paraíba”, disse.