Linguagem
Na Capital

Desenvolvimento territorial e gestão inovadora são discutidos por gestores

Sebrae realiza workshop com lideranças do Litoral, Brejo e Cariri

Foto: divulgação
Prefeitos, secretários municipais, vereadores e lideranças de cidades do Litoral, Brejo e Cariri se reuniram, em João Pessoa, nessa quinta-feira (19) com representantes do Governo do Estado e do Sebrae Paraíba para discutir o desenvolvimento territorial e uma gestão pública inovadora. Participaram do evento representantes de 19 municípios que já valorizam e trabalham com o turismo de vivência e experiência. Os debates e as mesas redondas foram coordenadas pela consultora e socióloga Tânia Zapata.

“A nova forma de pensar gestão pública é com uma visão holística, fortalecendo a união entre os municípios de uma mesma região e valorizando a cooperação pública e privada. É preciso encontrar caminhos inovadores e criativos a partir do que já existe no município. O turismo de vivência e experiência, que valoriza as pessoas do local, é um desses caminhos”, destacou Tânia, que é socióloga com especialização em Desenvolvimento Econômico Regional, com expertise em Desenvolvimento Territorial e Planejamento Estratégico.

Na abertura do evento, o diretor administrativo e financeiro do Sebrae Paraíba, Neto Franca, destacou que, em momentos de crise, é preciso ter criatividade e união para superar as dificuldades. “O Sebrae acredita no potencial dos municípios e cumpre seu papel de orientar e alertar os envolvidos no desenvolvimento territorial. Os prefeitos podem contar conosco para parcerias em seus projetos”, disse o diretor.

O governador do Estado foi representado no encontro pelo secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes. A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, também participou do evento. “A Paraíba está vivendo um bom momento do turismo de eventos e negócios. Mas precisamos usar a criatividade para atrair o turista também para os momentos de lazer e em outros municípios, além de João Pessoa”, disse o secretário.

Já Ruth Avelino destacou a importância do trabalho com o turismo, que envolve uma grande cadeia de outros segmentos. “A gestão pública torna-se difícil se formos trabalhar todos os segmentos juntos. Para recebermos bem o turista, é preciso termos uma boa infraestrutura, segurança, rede hoteleira, restaurantes. Mas estamos trabalhando para isso e mostrando que a Paraíba tem muito mais que sol e mar”, disse a presidente da PBTur.

Após a abertura do evento, os prefeitos presentes debateram com Laplace Guedes e Ruth Avelino suas propostas para o desenvolvimento territorial a partir de 2016. Além deste encontro entre lideranças municipais e do Estado, o Sebrae promoveu na semana passada um workshop com estes mesmos prefeitos na cidade do Conde e outro com o secretários municipais, em Bananeiras.

“É muito importante que todos os envolvidos no desenvolvimento territorial tenham uma visão abrangente do turismo de experiência. Acredito que este evento contribuiu muito para o fortalecimento desse trabalho com as lideranças municipais”, completou a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim.




Agência Sebrae de Notícias da PB