logo paraiba total
logo paraiba total

Censo Previdenciário obrigatório em Cabedelo começa na terça-feira (01)

27 de novembro de 2015

Todos os 2.500 servidores efetivos ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo e do Legislativo Municipal devem participar do censo previdenciário, que começa na próxima terça-feira (01) e segue até o dia 18. A ação, de caráter obrigatório, será realizada no Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc), das 8h às 17h, e segue um calendário estipulado de acordo com o mês de nascimento dos servidores.

Neste primeiro momento – de 01 a 04 de dezembro – devem realizar o censo os servidores nascidos nos meses de janeiro a abril.

O Censo é um procedimento periódico de caráter obrigatório exigido pelo Ministério da Previdência Social (MPS), com o objetivo de unificar os dados de todos os servidores públicos do país. A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) foi um dos municípios contemplados na seleção nacional – dentre os mais de 2 mil –  por atender os critérios estabelecidos no edital de seleção

O convocado que não comparecer ao Censo Previdenciário terá o pagamento de sua remuneração, proventos ou pensão suspensos a partir do mês seguinte da conclusão da ação. Os que se encontrarem incapacitados de ir ao local indicado, deverão enviar representantes com procuração legal para que seja feito um agendamento para uma visita em um lugar escolhido (hospitais e residência, por exemplo).

Caso o servidor, aposentado ou pensionista estiver fora do país, deverá procurar o consulado ou embaixada brasileira para realizar uma declaração de vida. O documento tem que ser enviado para o Ipsemc junto aos demais pedidos de acordo com o perfil do recenseado. Já o convocado que não reside na Paraíba, pode enviar para o recadastramento um representante legal munido de procuração válida junto aos seus documentos originais.

Convocação – De 7 a 11 de dezembro, devem comparecer à sede do Ipsemc – Rua Juarez Távora, 648, Praia Formosa – os servidores nascidos entre os meses de maio e agosto.

O terceiro e último momento do Censo acontece de 14 a 18 de dezembro, quando devem cadastrar-se os servidores nascidos nos meses de setembro a dezembro.