logo paraiba total
logo paraiba total

Site facilita acesso à Justiça em caso de violação dos direitos do consumidor

27 de novembro de 2015

Na sexta-feira (27) está sendo realizada a 5ª edição da Black Friday Brasil, dia de grandes liquidações onde as lojas participantes oferecem descontos de até 80% do valor original. Além do aumento do volume de vendas, cresce também o número de problemas e reclamações.

Apesar de ser uma possibilidade de antecipar as compras de Natal e conseguir bons descontos, o consumidor deve sempre ficar atento às ofertas que podem esconder algumas armadilhas, como manipulação de preços, falsos descontos, sites falsos, roubo de senhas, fraudes.

Caso as garantias estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor sejam violadas, o consumidor pode propor uma ação nos Juizados Especiais Cíveis. Para facilitar o acesso à justiça, o publicitário Rodrigo Suarez criou o site justicasejafeita.com. A plataforma tem o intuito de conectar usuários que precisam de assessoria legal para entrar com causas em juizados especiais.

O processo é muito simples. O usuário entra no site e relata sua causa que é postada em um Quadro de Causas. Advogados interessados em defender a sua causa enviam uma proposta de trabalho. Assim que o usuário aprova um orçamento, a relação de trabalho entre usuário e advogado começa. Em sua interface, o site oferece a possibilidade de o usuário contar em detalhes o seu caso e do advogado escrever a petição da causa.

Lançado a 4 meses, Justiça Seja Feita já ultrapassou a barreira dos 65 mil acessos. Além disso, conta com mais de 2.800 causas postadas e de 345 advogados cadastrados até o momento. Rodrigo conta que 90% dessas causas estão relacionadas ao direito do consumidor. “Reclamações sobre a má prestação de serviço ou imprevistos/insatisfação com produtos são as queixas mais frequentes”, diz.