logo paraiba total
logo paraiba total

Microscópio odontológico auxilia na precisão de tratamentos

30 de novembro de 2015

Segurança, rapidez e perfeição da imagem são alguns dos atributos da microscopia utilizada a favor da odontologia. Amplamente usado na medicina tradicional, o microscópio também está presente para auxiliar os dentistas a alcançar melhores resultados em benefício dos pacientes. No Atelier do Sorriso São Rafael, clínica de alto padrão com sede em João Pessoa, a ferramenta foi adquirida recentemente pelo cirurgião-dentista Thiago Farias, integrante do corpo clínico, possibilitando a realização de procedimentos com maior riqueza de detalhes.

O microscópio odontológico é um equipamento que permite o aumento na iluminação e na ampliação do campo operatório, fazendo com que o profissional trabalhe com mais precisão. Segundo Thiago Farias, a visualização do campo de trabalho proporcionada pelo microscópio pode ser aumentada em até 20 vezes. “O profissional que dispõe dessa ferramenta em seu consultório consegue realizar o diagnóstico de problemas bucais que podem não ser visíveis a olho nu, favorecendo a definição do plano de tratamento para o paciente”, explica Thiago, que é doutor e professor da UFPB.

Um dos benefícios do microscópio é a melhoria na qualidade do atendimento aos pacientes. Com ele, é possível ter mais segurança na execução de procedimentos clínicos já que a definição é mais elevada do que os métodos tradicionais. Para Thiago, quando o cirurgião-dentista consegue enxergar com mais clareza, o diagnóstico é determinado com mais segurança e o procedimento técnico realizado com mais acurácia, favorecendo, a longo prazo, o sucesso do tratamento realizado. Além disso, outra vantagem do microscópio se reflete na postura física de trabalho do profissional de odontologia. O equipamento permite que os procedimentos sejam feitos com a coluna reta, evitando problemas futuros provocados por esforços realizados repetidamente de maneira inadequada.

De acordo com Thiago Farias, todas as especialidades clínicas desfrutam dos benefícios oferecidos pelo uso do microscópio clínico no consultório. “O equipamento pode ser utilizado em todas as especialidades, desde pequenas restaurações, tratamentos de canal e cirurgias orais. Na endodontia, que é a minha especialidade, o uso do microscópio favorece a visualização da anatomia interna do dente e detecção de fraturas dentárias, por exemplo”, menciona.

Como funciona – O microscópio é constituído por uma cabeça ótica, uma fonte de luz e um sistema de suspensão. A cabeça ótica é posicionada sobre a cavidade oral do paciente, a luz é emitida e o profissional define em qual aumento quer trabalhar. Com ele, o dentista pode promover a assimetria das gengivas, a adequação das áreas para a colocação de implantes, realizar microcirurgias plásticas periodontais, que acabam com as raízes expostas, e outros procedimentos.

Apesar de o uso ser possível em várias ramificações da odontologia, somente um dentista especializado poderá determinar quais casos realmente precisam do auxílio do aparelho para alcançar melhores resultados.