logo paraiba total
logo paraiba total

Desenvolver Cabedelo inicia liberação de crédito para empreendedores locais

1 de dezembro de 2015

A prefeitura de Cabedelo liberou, nessa segunda-feira (30), R$ 15 mil em crédito para o programa Desenvolver Cabedelo. Nesta fase, foram beneficiados sete microempreendedores. 

Os empreendedores beneficiados formam a primeira turma dos cadastrados no Programa, e participaram de todas as etapas exigidas para a obtenção do crédito, como palestras e capacitações.

O Programa – O Desenvolver Cabedelo foi criado pela Lei Municipal 1.751, de 12 de junho de 2015, e é voltado para dar apoio aos pequenos negócios, cujas atividades necessitem de amparo financeiro, capacitação empreendedora e financiamento.

O Programa visa aumentar as oportunidades de emprego aos cabedelenses, gerar capacitação e qualificação gerencial de empreendedores e gestores de pequenos negócios; promover sistemas associados de produção; oferecer infraestrutura que facilite o acesso do microempresário no mercado e pesquisar e estudar novas alternativas de mercado.

Podem participar do programa pessoas jurídicas; microempreendedor individual; sociedade empresarial, sociedade simples; Empresa Individual de responsabilidade Limitada (EIRELI); empresário na forma prevista em lei, devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no registro Civil de Pessoas Jurídicas; setores da indústria e prestadora de serviços e comércio de qualquer natureza.

Para se cadastrar, os interessados devem procurar a sede do Desenvolver – localizada na rua Joaquim Bento de Santana, s/n, sala C, no bairro de Monte Castelo, próximo ao Varanda´s Dancing Bar – das 9h às 14h, horário de funcionamento do órgão. Após fazer seu cadastro, o candidato se submeterá ao processo de capacitação para ser habilitado a definir o Plano de Negócio. 

Aprovado o Plano, cabe ao comitê gestor analisar cada um para definir o valor a ser emprestado e o prazo de pagamento, levando em conta a capacidade de cada um. Após essa etapa, o processo entra na fase de crédito e, depois, no pós crédito, que é o acompanhamento da aplicação dos recursos.

Créditos e juros – O Desenvolver trabalha com duas linhas de crédito: uma para aquisição de equipamentos e máquinas, e outra para capital de giro. O prazo para a quitação de pagamento em ambas as linhas será de, no máximo, 12 meses. A taxa de juros dos empréstimos é de 0,8% a.m sobre o contrato, e a multa para inadimplentes chega a 2%.