logo paraiba total
logo paraiba total

Conheça 5 dicas para alavancar as vendas nesta páscoa

12 de fevereiro de 2016

Ainda embalado no ritmo de Carnaval, o comércio começa a movimentar seu estoque e a exposição de produtos tradicionais da Semana Santa, movimento religioso que se encerra no domingo de Páscoa que, neste ano, será comemorado no dia 27 de março. Além dos tradicionais chocolates e ovos de Páscoa, os vinhos, os azeites, os condimentos e diversos tipos de peixes se tornam as estrelas do varejo no período. 

Vale ressaltar que a data é considerada a segunda mais importante em vendas para o varejo nacional, ficando atrás apenas do Natal e seguida pelo Dia das Mães e Dia dos Namorados.

A seguir, dicas que devem nortear o comercio varejista na execução do portfólio para a Páscoa 2016.

1. O modo de exposição dos produtos é fundamental para atrair os clientes. Geralmente, lojas de pequeno porte têm dificuldade de criar exposições extras sem que haja conflito com produtos regulares. Logo, uma das primeiras questões a serem resolvidas é o espaço que será destinado a esses produtos.

2.  O bacalhau seco importado é uma das grandes apostas dos importadores e das indústrias que fornecem o produto no varejo nacional. O alimento tornou-se popular e símbolo da época por substituir a carne vermelha, retirada do cardápio durante a quaresma – que antecede a Páscoa – e, principalmente na Sexta-Feira Santa, que neste ano será comemorada no dia 25 de março. Para Semana Santa, os outros pescados terão um desempenho positivo nas vendas, como a polaca do Alasca e filé de salmão congelado.

3. Coadjuvante em pratos preparados com pescados e bacalhau, o azeite é uma peça indispensável no ponto de venda. A exposição da categoria pode ser divida por países de origem como, por exemplo, Itália, Espanha, Grécia e Portugal, seguido pelos tipos de azeitonas que compõe o produto.

4. Assim como datas de celebração familiar como Dia das Mães e Natal, a Páscoa pode ganhar um cardápio especial no varejo que trabalha com rotisserie. Prepare folhetos com descrição do menu e distribuía aos clientes fieis logo após o término do Carnaval. A dica de composição é: arroz com amêndoas, bacalhau com batatas, farofa e salada de maionese.

5.  Produto encalhado e ruptura em datas sazonais é sempre uma grande preocupação do empresário varejista. Para evitar possíveis surpresas negativas, a definição do sortimento correto de produtos é essencial. O alinhamento das previsões de vendas e uma logística eficiente, realizada em conjunto com os parceiros distribuidores, garantem ao consumidor encontrar o item desejado na quantidade certa.