logo paraiba total
logo paraiba total

Cinemas da Capital serão obrigados a exibir filmes paraibanos

22 de fevereiro de 2016

Os cinemas de João Pessoa estão obrigados, por meio de uma lei sancionada no dia 22 de janeiro deste ano pelo prefeito da Capital, a exibirem, ao menos uma sessão por semana, produções cinematográficas locais. A lei foi publicada no Semanário Municipal e dará multa de R$ 1.551 e suspensão das atividades por 30 dias aos estabelecimentos que descumprirem.

A nova lei vai garantir espaço e mais apoio as produções paraibanas. Ela visa a valorizar o escoamento da produção audiovisual local e permite que se conheça aquilo que é produzido pelo cinema local.

Segundo a lei, os cinemas têm até o dia 22 de fevereiro para se adequarem à nova determinação sem que sejam multados ou suspensos.

Três empresas do setor de cinemas operam em João Pessoa: o Cinepólis, nos shoppings Manaíra e Mangabeira; o Cinespaço, no Mag Shopping; e o Cinesercla, nos shoppings Tambiá, em João Pessoa, e Partage, em Campina Grande.

O Cinespaço informou em nota que a empresa segue avaliando como vai proceder para cumprir a nova lei. 

“O cinema acompanha o processo e analisa as formas de aplicação da lei 13.165/2016, sancionada pelo prefeito local. A empresa também já avalia se as produções locais possuem todos os detalhes técnicos necessários para serem exibidos: Certificado de Produto Brasileiro, Certificado de Registro de Título, ser registrado na Ancine e Classificação indicativa concedida pelo Ministério da Justiça”, informou Cinespaço.

Já as redes Cinepólis e Cinesercla não enviaram resposta sobre assunto, até o fechamento da matéria.