logo paraiba total
logo paraiba total

Biografia em quadrinhos de Anayde Beiriz é lançada na Usina Cultural da Energisa

13 de abril de 2016

O 10º volume da coleção “Primeira Leitura”, iniciativa do Balcão de Livros da Energisa e Editora Patmos, contará a história de Anayde Beiriz, paraibana que marcou as décadas de 1920 e 1930 na Paraíba. A obra, assinada por Sabrina Rafael Bezerra e com ilustração de Américo Filho, será lançada no dia 14 de abril, às 19h, na Usina Cultural da Energisa.

Escritora de grande talento, inteligência e ousadia, Anayde foi colaboradora de revistas conhecidas na sua época não apenas na Paraíba, mas também em toda a região Nordeste. Primeira mulher a integrar a coleção “Primeira Leitura”, sua história surpreende por sua ousadia em enfrentar pesados padrões de moral e bons costumes de uma época em que as mulheres não tinham direitos e eram colocadas às margens da sociedade.

A “professorinha”, como era conhecida pejorativamente por algumas damas da sociedade, Anayde teve um romance com João Dantas, assassino de João Pessoa, mas a grande luta abraçada por ela foi a cultural. Lutou contra a limitação social das mulheres e o preconceito que as humilhavam. Com seu jeito irreverente, roupas, maquiagem e corte de cabelo muito à frente de seu tempo, Anayde Beiriz movimentou a conservadora sociedade paraibana de seu tempo.

“A literatura infantil carece de uma representação feminina que fuja ao padrão idealizado por um mundo de fantasias em que princesas esperam seus príncipes encantados até viverem felizes para sempre”, diz Sabrina Rafael, roteirista da obra.

Ainda segundo a autora, as HQs traçam pouquíssimas mulheres reais para o público infantil, além dos homens prevalecem sempre como protagonistas dos quadrinhos publicados. “Enquanto pesquisadora de gênero e história das mulheres, procurei caracterizar nessa obra uma mulher de verdade e de significativa presença na vida cultural da Paraíba”, revela.

Para Carlos Alberto de Oliveira, da Editora Patmos, é um prazer apresentar aos leitores uma paraibana que muito influenciou na história do Estado. “A obra conta com detalhes a trajetória de uma pessoa que marcou a história da Paraíba e que com certeza, muitos paraibanos ainda não conhecem”, conta.

Serviço:

Lançamento do livro Anayde Beiriz em quadrinhos

Data: quinta-feira, 14 de abril de 2016

Horário: às 19hs

Local: Usina Cultural Energisa – Sala Vladimir Carvalho

Rua João Bernardo de Albuquerque, 243 – Tambiá.

Dados Técnicos

Roteiro: Sabrina Rafael Bezerra

Ilustrações: Américo Filho

Coleção: Primeira Leitura

Número: 10

Editora: Patmos Editora

Mais Informações:

Gerência de Comunicação e Marketing

Energisa Paraíba / Energisa Borborema

(83) 2106-7627 / 7016 / 7017