Linguagem
Malbec World Day

Conheça a fragrância inspirada nos melhores vinhos do Novo Mundo

Com 12 anos de sucesso, Malbec é a fragrância mais presente nos lares brasileiros

Foto: Divulgação
No 17 de abril, comemora-se o Malbec World Day, um dia internacional dedicado às uvas produzidas na América do Sul e que deram origem aos mais saborosos vinhos do Novo Mundo. Bebidas com tanta intensidade e sensualidade no paladar também foram as principais fontes de inspiração para o Malbec, a primeira e única fragrância do mundo desenvolvida com álcool vínico macerado em barris de carvalho francês.

Lançado em 2004, a fragrância é a mais presente nos lares brasileiros, segundo a empresa de pesquisa Kantar Worldpanel.  A ideia de elaborar uma fragrância inspirada no universo dos vinhos nasceu durante uma viagem do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, às vinícolas chilenas de Concha y Toro, em 2003. Utilizando a tecnologia Headspace para coletar os ricos aromas encontrados no processo de produção da bebida, o time de pesquisa e desenvolvimento de O Boticário transformou a inspiração em conceito. O Malbec começou a ser desenvolvido em Mendoza, na Argentina e hoje conta com um espaço especial na fábrica de O Boticário, com barris reservados e exclusivos para a maceração de álcool vínico.

“Para termos a certeza de que entregaríamos exatamente o que O Boticário queria, fizemos uma imersão no mundo dos vinhos. Conversamos com um enófilo, um enólogo e um aromista para entender os elementos e as possibilidades de utilização das matérias primas. Chegamos à uva Malbec por suas notas de ameixa, de especiarias e da madeira – que conferiam força e masculinidade marcantes, traços intrínsecos à personalidade do público escolhido”, detalhou Napoleão Bastos, perfumista da casa de fragrâncias IFF responsável pela criação da fragrância.

Para isso, foi criada uma plataforma olfativa que quebrou vários paradigmas na forma de se desenvolver um perfume. “Para a concepção da fragrância, escolhemos trabalhar com os mesmos barris de carvalho franceses utilizados para a fabricação dos vinhos, os mais nobres e considerados o de melhor qualidade para fabricação de vinho”, explica Cesar Veiga, do Núcleo de Avaliação de Fragrâncias de O Boticário.

O sucesso conquistado desde o lançamento conferiu ao Malbec acompanhar a história de homens marcantes que se identificaram imediatamente com a fragrância. Ao longo de pouco mais de uma década, O Boticário continuou investindo na marca e lançou diferentes edições limitadas, sempre mantendo a essência do vinho e das notas amadeiradas como característica marcante e celebrando a grande aceitação do público consumidor.



Assessoria