logo paraiba total
logo paraiba total

Projeto Biblioteca Itinerante visita escolas e Parque do Jacaré neste mês de abril

19 de abril de 2016

O projeto “Biblioteca Itinerante: O livro em suas mãos” deu início, na semana passada, às atividades do mês de abril. A primeira a receber o projeto foi a Escola Silvana Pontes, na quarta e na sexta-feira (13 e 15). Alunos e professores puderam usufruir do caminhão-baú, contendo mais de 2.200 livros de literatura infanto-juvenil e gibis.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), por meio da Biblioteca Municipal Aderbal Piragibe, o projeto busca o acesso e incentivo à leitura entre as crianças e jovens cabedelenses.

Este mês, o Biblioteca Itinerante prevê ações na Escola João Roberto Borges de Souza, em Camalaú, no dia 20; e no Jacaré, nos próximos dias 27 e 29.

“Criamos esse projeto em 2006 e, desde então, mais de 15 mil jovens e crianças já tiveram participação na Biblioteca Itinerante. Aqui desenvolvemos atividades de leitura, buscando estimular nesse público o gosto pela literatura. A criança pode ouvir estórias, entrar no caminhão, e escolher os livros para ler durante a atividade”, diz a coordenadora da Biblioteca, Anelise Macedo.

Para melhor atender ao público, no ano passado, as funcionárias da Biblioteca Itinerante passaram por uma capacitação para ajudar no desempenho de suas funções. “Aprendemos sobre os gêneros textuais e a conservação dos livros. Vimos também como direcionar as obras para cada faixa etária. Nossa função principal aqui é fazer a mediação da leitura”, conta Sandra Ribeiro.

Leitura a todos – O Biblioteca Itinerante foi criado em Cabedelo em 2006, com o apoio do então secretário de Cultura Altimar Pimentel, dentro do Projeto Cooperar, do Governo do Estado. O itinerário da Biblioteca abrange praças públicas e escolas municipais. Lá, jovens alunos e toda a comunidade próxima são convidados à leitura. Conforme a idade e o interesse individual ou de grupos, a equipe de bibliotecárias desenvolve narrativas de histórias baseadas nos textos disponíveis. Também são desenvolvidas atividades lúdicas com o desenvolvimento de desenhos, fazendo uma releitura das histórias lidas.

A iniciativa, segundo Anelise, vem sendo renovada e ampliada na atual gestão, quando foi feita nova adesivagem e a restauração mecânica do caminhão biblioteca. A Biblioteca Itinerante planeja, em breve, viabilizar um teatro de bonecos como recurso pedagógico, além de renovar e ampliar o acervo de obras literárias.

A Biblioteca Pública Municipal Aderbal Piragibe está localizada à Rua Ismael Farias, s/n no Centro, e funciona de segunda à sexta-feira, de 7h00 as 11h00; das 13h às 17h; e das 19h às 21h30. Para mais informações, o telefone para contato é o (83) 3250-3101.