logo paraiba total
logo paraiba total

Paraíba fecha mais de 3.800 vagas de emprego formal em março

26 de abril de 2016

Durante o mês de março foram fechadas 3.856 vagas de emprego formal na Paraíba. O dado é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na última sexta-feira (22) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com o levantamento, houve, assim, uma redução de 0,95% no estoque de assalariados com carteira assinada em comparação com o total de pessoas empregadas no mês de fevereiro no Estado.

Ainda conforme o Caged, a queda se deve principalmente à motivo sazonal relacionado às atividades sucroalcooleiras, mas outros fatores também podem ter influenciado no resultado. Os principais setores de atividades responsáveis pela queda na quantidade de empregos formais foram a indústria da transformação (redução de 1.128 postos) e agropecuária (redução de 957 postos). O resultado é o segundo pior para o mês na série histórica, iniciada em 2003.

Na série ajustada, que incorpora informações declaradas fora do prazo, nos três primeiros meses do ano houve um decréscimo de 10.218 postos de emprego. Já no balanço feito nos últimos 12 meses, o declínio no nível de emprego foi de 4,38%, o que representa uma queda de 18.460 vagas de trabalho.

No ranking dos municípios paraibanos com mais de 30 mil habitantes, no mês de março, das 17 cidades apontadas pelo Caged, os municípios de Guarabira, Sapé, Cajazeiras e Sousa registraram mais admissões do que demissões. São Bento não teve diferença, com o número igual de admissões e demissões. Dos municípios restantes, o que mais demitiu foi João Pessoa, com uma variação negativa de 1.160 postos.