logo paraiba total
logo paraiba total

Inflação do aluguel recua em abril e acumula 10,63% em um ano

28 de abril de 2016

Depois de marcar 0,51% em março, a inflação do aluguel medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) desacelerou para 0,33% em abril e aliviou o bolso dos inquilinos brasileiros, informou nesta quinta-feira (28) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Nos últimos 12 meses encerrados em abril, a inflação do aluguel permaneceu nos dois dígitos ao diminuir de 11,56% para 10,63%, o que significa que os contratos de aluguel encerrados neste mês subiram nesta proporção. 

Todos os três grupos analisados pela FGV registraram quedas expressivas — o índice de preços ao consumidor, o índice de preços ao produtor e ainda os custos da construção civil.

No caso dos preços ao produtor amplo, a alta de preços em abril foi de 0,29% — contra 0,44% registrados em março. No caso dos preços ao consumidor, a alta foi de 0,39% — contra 0,58% do mês imediatamente anterior. Por fim, o índice que mede os preços da construção registrou 0,41% em abril — ante 0,79% em março.

O IGP-M serve para corrigir o aluguel de cerca de 90% dos contratos residenciais. Considera-se sempre o percentual acumulado em um ano, fator que serve de base de cálculo para reajustar os contratos que fazem aniversário no mês seguinte.

Por exemplo, quem paga aluguel de R$ 1.000 e tem contrato que vence em abril passará a pagar R$ 1.106,30 a partir de maio.