logo paraiba total
logo paraiba total

Inmetro divulga ranking de consumo de combustível de carros ano 2016

29 de abril de 2016

O Inmetro divulgou nessa quinta-feira (28) o ranking de consumo de carros ano 2016 do Programa de Etiquetagem Veicular. Desta vez, todas as marcas participaram dos testes, que já englobam 90% dos carros vendidos no Brasil. Entre as “novatas” está a Chevrolet.

Até 2017, o programa será expandido para 100% da frota nacional, conforme exigência do programa Inovar-Auto.

Apenas os modelos fabricados a partir de 2016 exibem as informações completas, com emissão de poluentes como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio. Até então, apenas a emissão de gás carbônico era monitorada.

“A decisão de comprar um automóvel, hoje, tem muito a ver com o design, a performance, mas também cada vez mais com a eficiência energética e o nível de emissão. Hoje, apenas os Estados Unidos e o Brasil fazem essa etiquetagem simultânea”, afirma o presidente do Inmetro, embaixador Luís Fernando Panelli.

Até o fim de 2016, a tabela terá 131 inclusões, totalizando 926 modelos diferentes de veículos de todas as montadoras e importadoras.

Veículos leves a diesel (picapes, utilitários e off-roads), picapes convencionais e microcompactos (até 6 metros de comprimento) passarão a receber, a partir de maio, etiquetas do Inmetro.

Desde o ano passado, as informações são atestadas e homologadas pelo Ibama, de modo a evitar “camuflagem” nos dados por parte das montadoras.

A manutenção do selo no carro até o momento da venda é obrigatória, e o consumidor pode acionar o Inmetro se a informação não estiver disponível.

Quem vai comprar um carro já busca a sua categoria, ele não vai buscar categoria de carro. Você já pode escolher o modelo mais eficiente e, agora, vai poder escolher também o mais limpo, o mais sustentável”

Os dados sobre eficiência energética e nível de emissão de gases também estão disponíveis no site do Inmetro e em um aplicativo para celulares chamado “Etiquetagem Veicular”, disponível para Android e iOS. As etiquetas afixadas aos veículos incluem um código eletrônico (QR code) para o download da plataforma.

Estudos feitos pelo Inmetro apontam que 7 em cada 10 consumidores levam as etiquetas de eficiência em consideração na hora da compra de eletrodomésticos, lâmpadas e outros tipos de produtos. O responsável pelo programa de avaliação, Alexandre Novgorodcev, diz acreditar que o mesmo pensamento será estendido aos compradores de veículos.

“Quem vai comprar um carro já busca a sua categoria, ele não vai buscar categoria de carro. Você já pode escolher o modelo mais eficiente e, agora, vai poder escolher também o mais limpo, o mais sustentável”, diz Novgorodcev.

O nível de eficiência e de poluição é medido na comparação em uma mesma categoria – compactos com compactos, utilitários com utilitários, por exemplo. Recebem o selo do Conpet de Eficiência Energética apenas os modelos que tiveram nota “A” na comparação com modelos da mesma categoria ou na comparação geral, e no mínimo B na outra classificação.

Veja os carros mais econômicos do Brasil (Selo Conpet) e o consumo médio no ciclo combinado (cidade e estrada), segundo o Inmetro:

Microcompactos

Chery New QQ – 12,9 km/l (gasolina)

Fiat Mobi

Kia Picanto (câmbio anual)

Smart Fortwo

Subcompactos

Fiat Uno Evolution

Fiat Palio Fire (sem ar-condicionado e direção assistida)

Fiat Uno Vivace (sem ar-condicionado e direção assistida)

Volkswagen Up!

Volkswagen Up! TSI

Compactos

Chevrolet Onix (câmbio anual)

Citroën C3

Citroën DS3

Fiat Siena EL (sem ar-condicionado)

Ford Ka

Ford New Fiesta 1.6

Honda Fit

Hyundai HB20 1.0 e 1.6 (com câmbio manual)

Nissan New March

Peugeot 208

Renault Sandero 1.0

Toyota Etios

Volkswagen Novo Gol 1.0

Volkswagen Fox 1.0

Médio

Audi A1 Sportback

Chevrolet Prisma 1.4 (câmbio manual)

Ford Ka+

Ford New Fiesta Sedan (câmbio manual)

Honda City

Hyundai HB20 1.0 e 1.0 Turbo

Lexus CT200h

Nissan New Versa

Toyota Etios Sedã

Toyota Prius

Volkswagen Golf 1.4 TSI (câmbio manual)

Volkswagen Voyage 1.0

Grande

Audi A3 Sedan 1.4 TSI

BMW X1 xDrive20i

Citroën C4 Lounge

Ford Focus Hatch 1.6

Honda Civic 1.8

Kia Cerato (câmbio manual)

Mercedes-Benz GLA 250

Subaru Forester (L e S)

Toyota Corolla

Volkswagen Golf Variant 1.4 TSI

Volkswagen Jeta 1.4 TSI

Extra Grande

Ford Fusion Hybrid

Mercedes-Benz Classe C 180

Peugeot 408 1.6 THP

Volkswagen Passat

Utilitário

Fiat Uno Way

Hyundai HB20X (câmbio manual)

Suzuki S-Cross

CARGA DERIVADO

Fiat Fiorino

Fiat Novo Uno Furgão

Volkswagen Saveiro