logo paraiba total
logo paraiba total

Mapa Turístico da Paraíba perde 92 municípios

6 de maio de 2016

O Mapa Turístico da Paraíba está com 92 municípios a menos, distribuídos em sete regiões. O Mapa encolheu de 137 para 45 cidades, conforme anunciou nessa quinta-feira (05) o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes. A redução foi de 67,1%, bem maior do que a projeção da interlocutora do Ministério do Turismo na Paraíba, Alessandra Lontra, em entrevista ao Turismo em Foco na semana passada. 

A redução foi positiva na opinião do secretário. No entender dele, estão no Mapa aqueles municípios cujos os gestores optaram por continuar investindo no Turismo. Aquele que preferiu focar em outras áreas o fez por opção. A interlocutora foi clara também, ao afirmar que está no Mapa aquela cidade que o gestor quer. 

“A  adesão foi espontânea, não houve interferência nem do governador (Ricardo Coutinho), de políticos ou do próprio Ministério do Turismo”, enfatizou Lontra. De acordo com a interlocutora da MTur, os municípios inseridos no Mapa tiveram que cumprir uma série de exigências impostas pelo Ministério. No processo de atualização do Mapa Turístico, a partir de então, cada município tem que possuir órgão responsável pela pasta de turismo (Secretaria, Fundação, Coordenadoria, Departamento, Diretoria, Setor ou Gerência); comprovar a existência de dotação para o turismo na lei orçamentária anual vigente e apresentar um termo de compromisso assinado pelo prefeito ou dirigente responsável pela pasta de turismo –  aderindo de forma espontânea e formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística. 

Para a presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, a redução do número de municípios do Mapa permite uma maior atenção às cidades verdadeiramente turísticas. Na opinião dela, muito locais, apesar de terem força de atração turística, ainda não possui infraestrutura necessária para atender bem os turistas. Ela acredita que, a partir de agora, haja uma política de turismo que promova o desenvolvimento econômico das regiões. 

Novo Mapa Turístico da Paraíba

Agreste – Campina Grande, Esperança e Ingá;

Brejo – Alagoa Grande, Alagoa Nova (novo), Areia, Bananeiras, Belém (novo) Dona Inês, Guarabira, Lagoa de dentro, Matinhas, Pilões, Remígio, Serraria e Solânea;

Cariri – Boqueirão, Cabaceira e Salgadinho (novo);

Costa das Piscinas – Bayeux, Cabedelo, Conde, João Pessoa e Pitimbu;

Rota Aventuras nas Serras – Araruna, Cuité e Nova Floresta;

Trilhas dos Potiguaras – Baía da traição, Lucena, Marcação, Mataraca, Rio tinto e Santa Rita;

Vale dos Dinossauros – Aparecida (novo), Poço de José de Moura, Pombal, Santa Helena (novo), Souza, Triunfo (novo), Uiraúna e Vierópolis;

Vale dos Sertões – Juru, Maturéia, Patos e São Mamede.