logo paraiba total
logo paraiba total

Inscrições para o Prêmio GTPS de Jornalismo terminam nesta sexta-feira (20)

19 de maio de 2016

O prazo de inscrições da 2° edição do Prêmio GTPS de Jornalis termina nesta sexta-feira (20). o Concurso organizado pelo Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável tem como objetivo fomentar e divulgar as boas práticas da pecuária sustentável e busca ampliar o conhecimento sobre os avanços alcançados pelo setor e quebrar os mitos que cercam a cadeia da pecuária bovina do Brasil.

Os profissionais podem se inscrever nas categorias TV, Jornal, Revista, Rádio e Internet. Para participar, as matérias devem ter sido publicadas entre 30 de setembro de 2014 e 20 de maio de 2016 com informações sobre os seguintes temas: Pecuária Sustentável, Consumo Consciente (carne, leite e couro), Cultura e Educação e Desenvolvimento local, Alimentação (maior acesso ao consumo de proteína animal), Boas Práticas (bem estar animal, sanidade, nutrição, rastreabilidade, gestão de propriedade e adequação legal), Adoção de Novas Tecnologias, Formação e Capacitação de Mão de Obra Rural.

Na primeira edição do Prêmio, 76 matérias foram inscritas. As publicações apresentaram uma imersão a pecuária e disseminaram as boas práticas nas fazendas brasileiras. Após o processo de seleção das matérias inscritas e avaliação do júri, os seguintes jornalistas foram premiados em cada categoria: Estela Facchin – Canal Rural/SP (Matéria: Bem estar animal); Joana Colussi – Zero Hora/RS (Matéria: Mais bem estar e menos força na lida); Ariosto Mesquita – Revista DBO/SP (Matéria: Oásis no “areião”) e José Luiz Alves Neto – Rural Centro UOL/MS (Matéria: Cidade diminui desmatamento em 93% através de projeto sustentável).

Nesta edição, o vencedor de cada categoria receberá uma menção honrosa e um Tablet. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail premiogtps@alfapress.com.br até o dia 20 de maio. O regulamento pode ser acessado pelo link http://www.pecuariasustentavel.org.br/premio-gtps-jornalismo. A entrega do prêmio ocorrerá durante o VII Seminário Internacional do GTPS, no dia 16 de junho, em São Paulo.

O presidente do GTPS, Fernando Sampaio, ressalta a importância desta iniciativa. “As atividades que desenvolvemos com toda a cadeia de valor da carne devem ser divulgadas por pessoas comprometidas. Esta é mais uma oportunidade de estreitar a relação com estes profissionais, incentivando a troca de experiências e conhecimentos”, ressalta. 

Sobre o GTPS

O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) é a primeira mesa redonda mundial sobre práticas sustentáveis na cadeia da carne bovina e referência para países como Argentina, Uruguai, México e Austrália. É formado por representantes de diferentes segmentos que integram a cadeia de valor da pecuária bovina no Brasil, entre eles indústrias, organizações do setor, produtores e associações, varejistas, fornecedores de insumos, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades. O objetivo do GT é debater e formular, de maneira transparente, princípios, práticas e padrões comuns a serem adotados pelo setor, que contribuam para o desenvolvimento sustentável da atividade pecuária, trazendo mecanismos para que ela seja socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável.