logo paraiba total
logo paraiba total

Ações do BB recuam quase 4% após extinção do Fundo Soberano

24 de maio de 2016

As ações do Banco do Brasil figuravam na ponta negativa do Ibovespa nesta terça-feira (24), diante do cenário de extinção do Fundo Soberano brasileiro, que detêm um volume razoável de papéis do banco estatal. Às 11h54, ações caíam 4,15%, a R$16,18, após terem avançado nos primeiros negócios, chegando a subir 3,8% na máxima. O Ibovespa subia 0,46%.

Durante anúncio de medidas econômicas, o presidente interino Michel Temer afirmou que talvez o governo extinguirá o fundo soberano e trará patrimônio de cerca de 2 bilhões de reais do fundo para reduzir a dívida pública. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse em seguida que a extinção do fundo será imediata e que significa venda das ações do BB, mas que o processo será cuidadosamente avaliado.

Para o Credit Suisse, a fatia de ações do BB em poder do fundo soberano representa vários dias de negociação e poderia representar uma relevante pressão de oferta de papéis do banco.

Dados disponíveis na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) mostram que o fundo detinha 105.024.600 ações do BB em carteira em 10 de fevereiro, somando 2,3 bilhões de reais. Considerando o preço de fechamento da véspera, esse montante soma 1,8 bilhão.

Segundo o Credit Suisse isso representa 8 dias de negociação.

Em relatório divulgado antes do comentário de Temer, a equipe do BTG Pactual afirmara que “vender essas ações seria outro meio para o governo levantar recursos para enfrentar algumas necessidades mais urgentes”.

O gestor Eduardo Roche, da Canepa Asset Management, avaliou que o mercado está exagerando na reação à notícia, avaliando que essas ações não devem vir a mercado, mas serem vendidas por meio de operações especiais (block trade).