logo paraiba total
logo paraiba total

Conheça 7 dicas simples para aumentar o seu vocabulário em inglês

25 de maio de 2016

Reter vocabulário é sempre um grande desafio para estudantes de qualquer idioma. O professor ensina uma palavra na aula e você acha que aprendeu. Mas, justo quando precisa dela, não se lembra. 

A boa notícia é que existem várias estratégias para aumentar a sua capacidade de adquirir vocabulário em inglês. Também vale prestar atenção a hábitos que é melhor evitar quando você quer atingir esse objetivo.

Confira a seguir 7 dicas para organizar o seu aprendizado e memorizar palavras novas mais rapidamente:

1.  Viu uma palavra nova que gostaria de reter? Anote em seu caderno, no celular ou no computador e acrescente uma frase de exemplo, de preferência com algum vínculo com a sua vida. Assim: “My boss always calls off Monday meetings that start before 8 a.m.”. Se a sua chefe realmente cancela essas reuniões, então você vai se lembrar mais facilmente, porque o exemplo é real.

2. Lembre-se de que menos é mais: anote apenas o vocabulário relevante para você, aquelas que você sabe que serão mais úteis. E estude-as até realmente usá-las. É melhor que fazer longas listas de palavras que você não terá tempo de estudar. Afinal, é praticamente impossível reter todas as palavras novas com as quais você se depara.

3. Use sempre um bom dicionário – ou alguns bons dicionários. Veja 10 opções de consulta na internet recomendadas por professores de inglês.

4. Explore ferramentas como o Quizlet, que elabora jogos e flash cards com as palavras que você colocar lá. O importante é a regularidade, ou seja, todo dia estude pelo menos uma palavra nova (e relevante para você).

5. Jamais escreva definições longas ou complicadas, com palavras que você não conhece.

6. Não anote apenas a tradução das palavras novas – tente sempre sinônimos em inglês, frases e/ou definições.

7. Não escreva palavras novas em lugares diferentes. Se você escolheu um app para isso, por exemplo, centralize tudo lá. Se o que tem é um caderno, use um só para vocabulário.

Manter hábitos diários de aprendizado é fundamental para dominar um idioma. Independentemente de método, escola, livro, aplicativo ou professor, é a sua disciplina que determina a velocidade e consistência dos resultados.