logo paraiba total
logo paraiba total

Banco do Nordeste lança FNE Sol na Semana do Meio Ambiente

31 de maio de 2016

Na semana que inicia a celebração mundial do meio ambiente, o Banco do Nordeste lançou a linha FNE Sol na tarde dessa segunda-feira (30), em todos os estados de sua área de atuação. Trata-se de investimento voltado para a aquisição de sistemas de micro e minigeração de energia elétrica, eólica, fotovoltática e biomassa, a serem usadas pelos setores urbanos ou rurais de todos os segmentos produtivos econômicos. O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho.

O produto será apresentado pelo presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, e em todas as superintendências estaduais haverá público de instituições (CDL, Femipe, Sebrae, entre outras) e empresários convidados que acompanharão por videoconferência os detalhes do produto. Na Paraíba, a apresentação será no auditório da Superintendência Estadual do Banco, no empresarial Epitácio Pessoa.

O evento também contará com a presença de representantes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que abordarão os conceitos básicos de micro e minigeração distribuída e organização do setor na região. O crédito do FNE Sol é destinado a empresas de todos os portes e setores, produtores e empresas rurais, cooperativas, associações e pessoas físicas. Podem ser financiados sistemas completos envolvendo geradores de energia, inversores, materiais auxiliares e instalação.

O valor economizado na conta de energia pode ser utilizado para pagar as parcelas do financiamento. O investimento é de longo prazo, com limite de pagamento de até 12 anos, com um ano de carência. Também o investimento pode ser financiado em até 100% e há bônus de adimplência de 15%.

O Banco do Nordeste é responsável pela condução do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), recurso da União voltado para o desenvolvimento regional por meio do estímulo ao empreendedorismo. 

No último dia 23 de maio, o Banco e o Governo da Paraíba assinaram acordo de estímulo à aquisição de placas solares por agricultores familiares, quando órgãos estaduais, como a Gestão Unificada (Emepa, Interpa e Emater), fizeram trabalho em conjunto para apresentar os benefícios deste financiamento ao público específico. Somente para os agricultores familiares, existe previsão de investimentos em R$ 50 milhões pelos próximos cinco anos, sendo R$ 10 milhões a cada ano.