logo paraiba total
logo paraiba total

Exposição Museu do Patrimônio Vivo visita comunidade do Monte Castelo neste sábado (18)

16 de junho de 2016

A cidade de Cabedelo recebe, neste sábado (18), a Exposição Fotográfica Itinerante do Museu do Patrimônio Vivo. O evento acontece no bairro de Monte Castel e busca expressar a diversidade cultural da comunidade, além de homenagear, reconhecer e valorizar os grupos e atores culturais envolvidos com as práticas artísticas locais.

O projeto Museu do Patrimônio Vivo é uma ação sem fins lucrativos e que se constitui como um espaço de pesquisa, discussão, divulgação, formação e salvaguarda do patrimônio imaterial de comunidades da grande João Pessoa, a exemplo das representações de dança, música e teatro.

O trabalho envolve 12 comunidades e se realiza a partir da formação de jovens agentes culturais, responsáveis por realizar uma grande pesquisa da diversidade cultural em suas comunidades.

A exposição itinerante em Cabedelo é um dos resultados alcançados por meio de pesquisas realizadas pelos agentes culturais comunitários participantes do projeto. A iniciativa teve por objetivo identificar práticas, saberes e modos de vida tradicionais na comunidade do Monte Castelo.

“Nossa exposição é o resultado de uma grande troca de conhecimento, uma experiência de curadoria coletiva. Esse trabalho busca ser representativo, sem ser exaustivo, e reconhece seus limites. Entendemos esse evento como uma oportunidade da comunidade se mostrar através de uma exposição feita por pessoas locais, valorizando e mostrando o que tem de positivo no Monte Castelo, na perspectiva de dar voz a sujeitos, muitas vezes, silenciados, e ampliar o foco e visibilidade do que é referência cultural”, destaca a agente cultural do Minte Castelo, Ângela Regina.

A Exposição Fotográfica Itinerante do Museu do Patrimônio Vivo acontece na rua Severino Laurentino Leite, 74, das 14h às 18h30.