logo paraiba total
logo paraiba total

4ª Feira de Calçados acontece em Patos a partir de terça-feira (21)

17 de junho de 2016

A produção de calçados de Patos movimenta cerca de R$ 36 milhões por ano. A cidade reúne 140 fábricas de calçados – sendo 40 formalizadas – que geram 800 empregos e produzem cerca de quatro milhões de pares por ano. Estes números colocam a cidade como a segunda maior produtora de calçados da Paraíba, perdendo apenas para Campina Grande, segundo o Sindicato das Indústrias de Calçados da Paraíba (Sindicalçados).

O setor tem recebido incentivos do Sebrae Paraíba e outras instituições parceiras. Mais uma ação para o fortalecimento da cadeira produtiva do segmento é a realização, entre os dias 21 e 25 de junho, da 4ª Feira de Calçados da cidade. O evento terá 12 estandes com expositores e espaços de alimentação e espera beneficiar 30 empresas. A expectativa é que sejam gerados R$ 100 mil em negócios.

A Feira de Calçados é promovida pelo Centro de Negócios das Indústrias de Calçados da Paraíba (CENIC) e tem a parceria com o Sebrae e a Prefeitura Municipal. O evento é realizado dentro da Programação Oficial do São João de Patos 2016 e tem como proposta contribuir para o desenvolvimento da indústria calçadista local e divulgar os produtos.

De acordo com o gerente da agência Sebrae em Patos, Rodrigo Azevedo, as principais ações desenvolvidas pela instituição para o setor são a participação em eventos estratégicos, internacionais, como a Francal e a Couromoda. A agência promoveu caravanas em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba (CINEP). O engajamento garantiu a promoção de eventos estaduais, como o Gira calçados e a Feira de Calçados de Patos.

Quanto às ações de tecnologia e inovação, as empresas são atendidas através do projeto Sebraetec, com prestação de serviços de consultoria. “Hoje o setor calçadista de Patos conta com uma central de negócios, que foi estruturada com parceiros como o Instituto Senai de Tecnologia (IST Couro e Calçado), prefeitura e o Governo do Estado”, enfatizou Rodrigo.

Visita – Nesta terça-feira (21), o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, participa da abertura da 4ª Feira de Calçados de Patos. Além de prestigiar o evento, o superintendente vai visitar a Fazenda Tamanduá. Fundada em 1977, no município de Santa Terezinha, próximo a cidade de Patos, a propriedade produz mangas Tommy e Keitt, queijos, mel, leite de cabra, reprodutores, vacas e novilhas da raça Pardo Suíço, arroz vermelho, melancia e melão Sancho. A fazenda é considerada a única biodinâmica da Paraíba, ou seja, o que ela produz de alimentos é autossustentável.

Agência – Localizada no Loteamento Ana Leite, s/n, na BR 230, km 334, a agência do Sebrae em Patos atende anexo ao Rodoshopping Edvaldo Motta. É uma das mais modernas estruturas do Sebrae no Estado. São 23 cidades do Sertão que recebem o atendimento desta agência. De janeiro a maio, foram 854 empresas atendidas, sendo 478 MEIs e 378 MPEs. Possui três projetos, o Desenvolvimento Empresarial, o DET Serra de Teixeira e o Sertão Empreendedor – Ação da cadeia de leite e derivados.

As ações destaques deste ano são o Sertão Empreendedor, na cadeia de leite e derivados, o projeto Sebrae na sua cidade, atendimento itinerante nos bairros e municípios da área de atuação da agência e uma ação do projeto Desenvolvimento Empresarial. O Sebrae ainda apoia os empresários através do Empretec, realizado em maio em Patos, da primeira turma do curso Líder Coach, que ocorrerá em setembro, das feiras de Calçados de Patos e a de Negócios de Princesa Isabel (DET). A instituição ainda está estruturando a rede de cooperação para o desenvolvimento territorial Serra de Teixeira, para ressaltar as potencialidades locais, e realizando consultorias em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade.