logo paraiba total
logo paraiba total

Feriado de São João altera funcionamento de bancos e do comércio da Capital 

22 de junho de 2016

O principal festejo junino da região Nordeste brasileira, o “Dia de São João”, comemorado nesta sexta-feira (24), vai alterar o funcionamento do comércio da Capital paraibana e de várias cidades do Estado. Isso porque, vários estabelecimentos comerciais haviam trocado a data pelo feriado Corpus Christi, ocorrido no último dia 26 de maio.

Segundo os Sindicatos dos Lojistas e Comerciários da cidade, não há nenhum impedimento para abertura dos estabelecimentos comerciais, devido ao período festivo, já que leva ao aquecimento das vendas. Contudo, pode-se optar por abrir os estabelecimentos desde que seja pago aos funcionários o equivalente a um dia de trabalho (R$ 46,00) e um dia de folga, até 15 dias após o feriado trabalhado.

Já para quem é funcionário municipal, estadual e federal, o feriado será esticado, pois na quinta-feira (23), nas repartições públicas será ponto facultativo e feriado na sexta-feira (24). 

Para quem tem contas a pagar nesta sexta-feira (24), no entanto, fica um alerta. Pois, as agências bancárias também estarão fechadas na data, e retomam as atividades normalmente na segunda-feira (27), segundo a determinação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 

Confira agora outros locais que abrem ou que fecham no São João:

Shoppings 

Manaíra e Mangabeira: Lojas, espaços de lazer, praça de alimentação e cinemas funcionam nesta quinta-feira (23) das 10h a 20h; na sexta-feira (24), o shopping funciona normalmente de 10h às 22h.

Tambiá: Lojas, espaços de lazer, praça de alimentação e cinemas funcionam nesta quinta-feira (23) de 9h às 19h, e na sexta-feira (24) o shopping fecha.

Mag: Nesta terça-feira (23) as lojas funcionam das 10h às 19h, o cinema das 13h às 22h e a praça de alimentação inicia às 10h e encerra às 22h. Na quarta-feira (24), as lojas vão estar fechadas, o cinema funciona das 13h às 22h e a praça de alimentação das 10h às 22h.

Sul: No dia 23 as lojas funcionam das 10h às 18h, e a praça de alimentação das 10h às 19h. Na quarta-feira (24) o shopping não abre. 

Cidade: Na terça-feira (23) o shopping funciona normalmente das 9h às 18h e na quarta-feira (24) não abre. 

Partage: Em Campina Grande, o shopping funciona normalmente sem alteração nos horários, das 09h às 21h,  nos dois dias. 

Supermercados e Mercados Públicos: Nos supermercados particulares, o funcionamento é diferenciado. Os mercados públicos da capital paraibana também seguirão o exemplo.

Hospitais: Os hospitais de emergência e as unidades 24 horas e o atendimento do SAMU funcionarão ininterruptamente. Já os Postos de Saúde e Clínicas Municipais também estarão fechados a partir das 13h.

Transportes: A frota dos ônibus e viagens só funcionará em 60%. Os trens urbanos no dia 23 funcionam normal das 4h20 às 19h44, mas no dia 24 não irão funcionar. Já a balsa funciona normalmente no feriadão das 6h às 19h para Cabedelo, saindo de hora em hora, e das 6h30 às 19h30 para Costinha, a cada meia hora.