logo paraiba total
logo paraiba total

Linkedin divulga ranking com as empresas mais atrativas para os brasileiros

23 de junho de 2016

O Linkedin elaborou um ranking com as empresas que mais atraem talentos aqui no Brasil em 2016. A Top Attractors, elaborada em parceria com a Censuswide Research, é a primeira lista da sua categoria que se baseia inteiramente em ações de usuários. Além do Brasil, é possível ver a lista dos países Austrália, França, Índia, Reino Unido e Estados Unidos.

“Por ser a maior rede profissional do mundo, o LinkedIn está constantemente motivado a entender o que as pessoas à procura de emprego fazem em relação às suas carreiras. Juntas, nossas equipes editorial global e de insights analisaram literalmente bilhões de ações dos nossos mais de 433 milhões de usuários”, explica Daniel Roth, editor-executivo do LinkedIn em seu artigo publicado na rede social.

Para elaborar o ranking foram levados em consideração o número de visualizações e candidaturas às vagas, interação dos usuários com a página da empresa (número de pedidos de conexões, alcance/engajamento do conteúdo e crescimento no número de seguidores durante o último ano), e retenção de talentos (tempo que um funcionário permanece na empresa depois de ser contratado).

O ranking levou em consideração apenas as empresas com mais de 500 funcionários, avaliou ações realizadas em um período 12 meses (encerrado em fevereiro). O próprio Linkedin não está na lista, mas manteve a Microsoft pelo fato de a negociação entre as empresas ter sido feita após a apuração dos dados.

O que torna uma empresa atrativa?

Em seu artigo, Daniel Roth cita a visão de Suzy Welch, que já foi editora-chefe da Harvard Business Review e é autora best-seller da área de negócios: para contratar os melhores profissionais, é preciso dedicar muita atenção aos perfis dessas pessoas e atribuir a elas responsabilidades recompensadoras.

Essas responsabilidades recompensadoras são: redução da burocracia e criação de estruturas organizacionais mais simples, horários e locais de trabalho com flexibilidade máxima e vantagens surpreendentes que vão muito além dos planos tradicionais de benefícios.

“Com a aceleração no ritmo das mudanças, os empregadores inteligentes sabem que precisam reorganizar suas estratégias e repensar na concorrência para sobreviver. As empresas que conseguirem contratar e manter os melhores profissionais (mesmo que para empreendimentos curtos) terão muito mais chances de sucesso nessa transição. E o Top Attractors já descobriu o caminho para esse sucesso”, completa Roth.

Apresentando as empresas mais procuradas para trabalhar, segundo os dados do LinkedIn. Esses são os lugares em que os profissionais querem entrar e fazer carreira:

1º LATAM Airlines

2º GPA

3º BRF Brasil

4º Ambev

5º Brasil Kirin

6º TOTVS

7º Whirlpool

8º Kroton

9° JBS

10º Bunge