logo paraiba total
logo paraiba total

Jornalistas de educação lançam associação para melhorar cobertura

23 de junho de 2016

Será lançada oficialmente nesta quinta-feira (23) a Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). A entidade é a primeira do tipo no País e terá profissionais com histórico de cobertura no setor. O lançamento acontece durante a 11ª edição do Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), no Itaim Bibi (zona oeste).

De acordo com os organizadores, a Jeduca é inspirada na Education Writers Association (EWA), entidade norte-americana que reúne jornalistas de educação. A página contará, ainda com webinários e relatos de bastidores de grandes reportagens. Após o lançamento, é previsto disponibilizar também um banco de fontes de educação.

O site oficial da nova associação já está no ar. Segundo ele, havera materiais que auxiliem os jornalistas na cobertura dos diversos temas dentro da área. São guias, reportagens e bastidores de matérias, entre outras coisas. Tudo disponível para qualquer um que se interessar. A Jeduca também tem o editor público, profissional experiente que está disponível para ajudar, gratuitamente, repórteres do país todo em suas apurações. A Jeduca oferece ainda uma rede com os jornalistas de educação, para troca de ideias e de informações. Em breve, haverá também cursos de formação para profissionais já em atividade e para estudantes de jornalismo.