logo paraiba total
logo paraiba total

Especialista dá 5 dicas para acertar na compra do seu imóvel

29 de junho de 2016

Um dos grandes sonhos é o da casa própria, mas diante do grande número de ofertas e variedades, é preciso estar preparado para escolher. Além de ser um grande comprometimento financeiro, a compra de um imóvel pode ser, algumas vezes, única na vida. Para ajudar na escolha certa, o gerente comercial da Construtora Alliance Empreendimentos, Murilo Souza, deu algumas dicas essenciais para saber qual a casa ou apartamento ideal.

1) Defina seu objetivo

O cliente tem que ter em mente qual o objetivo da compra. Se é para morar, investir, alugar, ou para segunda residência (de veraneio, por exemplo). Ao aplicar esse filtro, é possível fazer uma busca mais específica e partir para as próximas etapas.

2) Localização

Essa definição está ligada diretamente à escolha do objetivo. Uma segunda residência pode pedir proximidade com o mar. Para o dia a dia, busca-se que seja próximo ao trabalho ou da escola dos filhos. Já para investir e alugar, o ideal são as áreas que estão em crescimento e vão garantir valorização do imóvel.

3) Preferências e prioridades

Saber qual é a prioridade e o estilo de vida da família é essencial, assim será possível escolher o conceito do empreendimento. Se o cliente tem filhos, um club residence vai oferecer opções de diversão para toda a família sem sair de casa; se o que se busca é luxo e espaço, mansões suspensas podem suprir essa necessidade; já para quem é solteiro, o melhor talvez seja uma bela vista para o mar em um local mais badalado.

4) Escolha da construtora e pesquisa

É primordial pesquisar quais são as construtoras mais confiáveis, as que têm mais credibilidade no mercado, para não ter problemas futuros. Alguns itens a se verificar são: prazo de entrega, se é bem posicionada financeiramente, se a empresa tem bom atendimento ao cliente (documentação, manutenção, garantia…) e se é considerada uma boa marca. Além da qualidade, marcas fortes costumam agregar aos seus empreendimentos valores intangíveis altamente considerados na moradia ou em caso de revenda. No caso de imóveis prontos, é necessário checar se a documentação do imóvel está correta. Deve-se verificar certidões, verificar se o imóvel pertence à construtora que está vendendo, avaliar as taxas atreladas ao imóvel e se não existe processos em nome do vendedor.

5) Orçamento

Por último, e de grande importância, tem que se observar a flexibilidade da compra. Depois de definir todos os passos, deve-se verificar todas as facilidades e alternativas de pagamento e fazer as contas para checar se o plano de pagamento está condizente com o orçamento da família.