logo paraiba total
logo paraiba total

Mineira de Juiz de Fora, jornalista Andréia Barros recebe Título de Cidadã Pessoense

25 de julho de 2016

A empresária, jornalista e editora do Paraíba Total, Andréia Barros, natural de Juiz de Fora – MG, será homenageada no próximo dia 2 de agosto,  com a entrega do Título de Cidadã Pessoense. A honraria, aprovada durante sessão ordinária na Câmara Municipal de João Pessoa, foi proposta pelo então vereador Raoni Mendes (DEM), atualmente deputado estadual. A sessão solene da entrega está prevista para às 15h, na Câmara Municipal de João Pessoa, e terá a presença de amigos e familiares da jornalista. A entrega será feita pelo vereador Bruno Farias (PPS).

Em sua justificativa, Raoni Mendes disse que decidiu prestar a homenagem a Andréia, como forma de reconhecimento pelos seus préstimos realizados em prol da cidade de João Pessoa. “São claros o amor e a dedicação profissional que Andréia tem pela nossa João Pessoa. E nada mais justo do que homenagearmos essa competente e dinâmica profissional que, com sua coragem e dedicação, característica preponderantes em sua formação e marcantes em sua personalidade, a fizeram enfrentar os desafios de viver longe de sua terra natal e de conquistar espaço importante na nossa Capital”, justificou Raoni.

Para a homenageada, que mora em João Pessoa há nove anos, é uma grande honra receber este reconhecimento público. “Estou imensamente feliz pelo reconhecimento do meu trabalho, e especialmente vindo de Raoni Mendes. Para mim, certamente será um dos dias mais importantes da minha vida, já que aqui, nesta linda e acolhedora cidade, consegui realizar alguns dos meus maiores sonhos. Quero ser sempre uma boa cidadã desta cidade que amo desde que cheguei”, enfatizou Andréia.

Sobre a homenageada

Andréia Barros Costa é mineira de Juiz de Fora e comemorou nove anos como moradora de João Pessoa em fevereiro de 2016. Jornalista profissional, é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pós-graduada em Assessoria de Comunicação pela Universidade Estácio de Sá.

Como profissional de imprensa, atuou em veículos de comunicação e órgãos de assessoria em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul antes de morar na Paraíba. Na Capital paraibana, colaborou com o portal WSCOM, como repórter e colunista, e atuou como repórter, editora adjunta e editora chefe da Revista Nordeste. Passou também pelas TVs Tambaú e Master, como editora e apresentadora e assinou contrato recentemente com a TV Manaíra, em que vai apresentar e editar um programa sobre economia e empreendedorismo locais. 

Entre as principais premiações, conquistou por duas vezes o Prêmio BNB – Banco do Nordeste de Jornalismo e foi finalista dos prêmios nacionais da ANDI – Agência Nacional dos Direitos da Infância e Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo com reportagens que apresentaram os avanços do Estado da Paraíba em educação, economia e desenvolvimento humano. Recebeu votos de aplausos da Câmara Municipal de João Pessoa, por duas vezes, e da Câmara Municipal de Fortaleza (CE) por reportagens de cunho investigativo.

Andréia também contribuiu como servidora pública do Estado na função de diretora de Jornalismo da Secretaria de Estado da Comunicação da Paraíba. Após isso, enveredou para a área empresarial como empreendedora e entrou como sócia-diretora da Integrativa, empresa da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco em comunicação corporativa. 

Foi uma das fundadoras do portal Paraíba Total, único canal de notícias exclusivas de economia, mercado e negócios do Estado que pode ser lido em seis idiomas com serviços exclusivos, onde atua como editora chefe. Pelo Paraíba Total, Andréia conquistou o Prêmio Sebrae de Jornalismo, com reportagem multimídia sobre empreendedorismo e montou um dossiê pelos 10 anos da morte do economista paraibano Celso Furtado, que ganhou reconhecimento local e nacional por meio do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.

É ainda uma das fundadoras do FMN – Fórum das Mulheres de Negócios da Paraíba, associação sem fins lucrativos que visa o empoderamento feminino e o fomento de negócios e capacitação da mulher empreendedora no Estado, nos mais diversos setores. No FMN, Andréia faz parte da diretoria como assessora de comunicação.