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Saiba de 7 dicas infalíveis para aumentar as vendas no Dia dos Pais

27 de julho de 2016

Para começar o segundo semestre com o pé direito, a melhor dica que se dirige ao comerciante é simples e se resume em três palavras: Dia dos Pais. A data, listada entre as principais do calendário sazonal, reúne lançamentos e oportunidades lucrativas para quem souber explorar as cestas de produtos que mais agradam a esse público. Para o ponto de venda que tem uma rotissaria, o cardápio para o segundo domingo de agosto deverá ser caprichado. Mas para aqueles que não contam com muito espaço físico, a dica fica por conta de kits presenteáveis, que os fornecedores preparam para a época.

Neste ano, o comércio nacional deverá movimentar cerca de 5,6 bilhões de reais durante o período comemorativo. O levantamento, realizado pela Fecomércio-RJ – Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a empresa de pesquisa Ipsos, reúne a intenção de compras nos setores de alimentação, vestuário e acessórios. Apesar do cenário recessivo na economia brasileira, foi detectado um aumento de quatro pontos porcentuais na intenção de compras para a data comemorativa. O total que declarou ter intenção de presentear os pais aumentou de 32% em 2015 para 36% em 2016.

Eis sete dicas e novidades de mercado que prometem tornar o ponto de venda mais atrativo durante o período que antecede o Dia dos Pais.

1. Para não errar a mão quando ambientar a loja e escolher o melhor mix, o lojista precisa seguir um plano de ação certeiro, focado no perfil do seu cliente. Não se esqueça de que a data estimula a circulação de consumidores em seções como bebidas alcoólicas e bazar. O Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas lançou uma cartilha específica para ajudar o comerciante a aumentar suas vendas. O material concentra orientações para que o lojista tome alguns cuidados. Por exemplo, não estocar itens demais apenas com vistas a aproveitar descontos de fornecedores; equilibrar o estoque para não perder oportunidades de venda nem ficar com produtos encalhados; fazer um mix de produtos e serviços; oferecer promoções; e oferecer sugestões por faixa de preços também estão entre as instruções de apoio ao comerciante.

2. Aposte no novo. Normalmente, não é comum encontrar itens relacionados a bazar em uma loja varejista de vizinhança. CDs, DVDs, livros, artigos esportivos e cosméticos são produtos procurados na época. Com maior valor agregado, os itens podem aumentar a rentabilidade da loja. Também aposte em títulos conhecidos e de valor médio para aqueles que pretendem desembolsar menos pelo presente. Aventais e facas para churrasco também constituem uma boa pedida para o período. Lembre-se de destacar os itens presenteáveis em áreas de maior movimento.

3. A Gourmand Alimentos reuniu seus produtos mais desejados pelo público masculino em uma seleção de chocolates importados. A empresa traz ao varejo o chocolate After Eight, da Nestlé Inglaterra, os bombons de chocolate belga Delafaille, os chocolates com recheio de bebidas da Weinrich e os bombons com bebidas da Laroschell. “Em um mercado normalizado, o Dia dos Pais é uma das datas de grande número de vendas de produtos, que resultam em quase 10% de incremento. É o que esperamos para este ano”, declara Patrícia Bratt, diretora de Marketing da importadora Gourmand Alimentos. A empresa pretende promover degustações no ponto de venda.