logo paraiba total
logo paraiba total

Google Play agora deixa você emprestar livros e filmes

27 de julho de 2016

O Google lança hoje um recurso que promete facilitar o empréstimo de filmes e livros digitais, além de apps, entre você e seus amigos e familiares. Presente no Google Play, o recurso é a Biblioteca da Família. A ideia central é permitir que os membros desse grupo possam acessar conteúdo, mesmo que pago, que tenha sido adquirido por outro integrante.

Mesmo com esse nome, a novidade não é voltada somente para famílias propriamente ditas. Grupos de amigos também podem usar o recurso para compartilhar conteúdo. “As pessoas precisam ser de confiança, já que é preciso colocar o cartão de crédito de um dos participantes para usar a ferramenta”, disse Regina Chamma, diretora de apps e games do Google Play para a América Latina.

Apesar da necessidade de cadastrar um cartão de crédito, Chamma explica que não há cobrança de taxa extra para se inscrever no plano. Além disso, os membros da conta têm a opção de usar seus métodos individuais de pagamento.

Uma das possibilidades de compartilhamento mais interessantes é de filmes e séries usando TVs com Android ou o Chromecast. Chamma afirma que esse tipo de conteúdo, assim como filmes, pode ser acessado em Android, iOS e pela web. Já apps e jogos ficam disponíveis apenas para smartphones e tablets com Android, obviamente.

Para criar uma conta, o usuário precisa entrar no aplicativo do Google Play, clicar no menu localizado no canto superior esquerdo da tela e escolher a opção Biblioteca da Família. Essa pessoa fica identificada como “chefe da família” e deve adicionar o cartão de crédito. Depois disso, ela pode colocar no máximo mais cinco pessoas no grupo.

Após a criação da conta, todas as aquisições são adicionadas automaticamente à Biblioteca da Família. Ainda existe a opção de manter o material apenas para si. Com isso, conteúdo inapropriado para crianças e adolescentes pode ser removido do compartilhamento.

Para que o gerente da conta não perca o controle do que é comprado, o Google envia recibos para o e-mail. Caso o grupo tenha membros com idades entre 13 e 17 anos, o titular receberá em seu e-mail um pedido de aprovação.

“Essa ferramenta, além de proteger os seus filhos, também os ensina a consumir de uma forma consciente”, diz Chamma. Entretanto, a diretora alerta que se o pai ou a mãe enviarem um vale-presente para o filho gastar no Google Play, o titular não irá receber um e-mail para aprovação.

A Biblioteca da Família foi lançada hoje no Brasil. O Google diz que pode demorar alguns dias para que o recurso fique disponível para todos os usuários.