logo paraiba total
logo paraiba total

Maioria dos brasileiros é contra privatização da Petrobras, Correios e Caixa

27 de julho de 2016

A maior parte dos brasileiros é contrária à privatização de empresas e ativos estatais com o objetivo de melhorar a situação econômica do País. Levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira (27) mostra que seis em cada dez brasileiros criticam a possibilidade de o governo federal se desfazer de companhias estatais, como os Correios, a Caixa Econômica Federal e a Petrobras.

São 60,6% contrários, 33,5% favoráveis e 5,9% de participantes que não souberam ou não quiseram responder.

O Paraná Pesquisas ouviu 2.020 pessoas de 158 cidades de 24 Estados e do Distrito Federal. O levantamento foi feito entre os dias 20 e 23 de julho. A margem de erro da pesquisa é de 2%, e o nível de confiança atinge 95%.

Em relação à Petrobras especificamente, 63,3% dos entrevistados disseram ser contra a privatização, enquanto 31,1% consideram a venda uma boa saída e 5,6% não opinaram. Quanto aos Correios, 62,4% são contra a privatização, 32,3% se consideram a favor e 5,3% não opinaram.

O Paraná Pesquisas também questionou as situações dos dois principais bancos estatais, o Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Para 67,5%, privatizar um ou o outro é uma proposta ruim. Outros 26,8% julgam que seria uma boa ideia repassar as instituições financeiras à iniciativa privada e 5,7% não opinaram.