logo paraiba total
logo paraiba total

Conheça seis dicas para se dar bem em um processo seletivo online

28 de julho de 2016

As fases online de um processo seletivo devem ser encaradas com a mesma seriedade e comprometimento que as presenciais. Essa etapa é extremamente importante e pode garantir uma recolocação no mercado. Para a especialista em RH da VAGAS.com, Viviane Candido, as empresas optam por começar os processos de preenchimento de vagas online para economizar tempo e por considerar a triagem mais efetiva.

“Praticamente, todos os processos para preencher uma posição no mercado de trabalho começam na internet e culminam nas entrevistas presenciais. Por isso, os profissionais precisam se dedicar a essa etapa para conseguir uma recolocação profissional”, avalia Viviane.

Veja abaixo seis dicas da especialista para os profissionais se darem bem nas fases online:

1 – Fazer a inscrição na vaga certa 

Procure aplicar o seu currículo com assertividade, foco e precisão em vagas que, de fato, esteja alinhado como o seu perfil profissional e valores. Evite se inscrever, deliberadamente, em qualquer oportunidade. O recrutador pode considerá-lo sem foco e acabar desconsiderando seu CV de primeira no processo.

2 – Currículo digital

Checar as informações básicas do currículo como telefone, endereço, e-mail, trajetória profissional, entre outros, são de extrema importância para o início do processo. Muitos profissionais cometem esse erro e acabam sendo descartados por inconsistência nas informações.

3 – Testes Online

Essa fase deve ser encarada com bastante seriedade e determinação. Os testes online mostrarão o seu conhecimento acerca dos temas técnicos da sua área e dos conhecimentos gerais, além dos testes de idioma. Por isso, obter uma pontuação alta nas avaliações pode trazer um destaque ao candidato e garantir a continuidade no processo de seleção para a vaga pretendida.

4 – Pesquisa

É sempre importante o profissional pesquisar sobre o negócio, o setor, a história e os valores da empresa para a qual está buscando uma oportunidade. Fazer perguntas para o entrevistador (na fase de entrevistas) demostra o quanto você possui visão estratégica, além de destacar o comprometimento com a oportunidade.

5 – Entrevista por vídeo

O candidato deve ter o mesmo zelo e cuidado na entrevista por vídeo como se estivesse indo ao escritório do entrevistador. Vestir-se adequadamente para a ocasião é fundamental e imprescindível, afinal, a entrevista por videoconferência é tão formal quanto a presencial. Checar com antecedência a qualidade da conexão com a internet, escolher um local organizado, silencioso e com boa iluminação podem fazer a diferença.

6 – Feedback das candidaturas

Uma informação importante para qualquer pessoa que se candidata a uma vaga. Depois de concluídas todas as etapas, as pessoas esperam receber algum tipo de comunicado sobre a participação em um processo. “Não é a VAGAS.com ou qualquer outra plataforma de candidatura online a responsável por essa resposta. Quem deve dar um retorno ao candidato é a empresa, pois é ela quem publica a vaga e se torna a responsável pela condução de todo o processo de recrutamento e seleção”, explica Viviane.