logo paraiba total
logo paraiba total

Agricultores iniciam colheita de algodão orgânico em Itabaiana

16 de agosto de 2016

Apesar da pouca chuva que ocorreu em todo Estado neste ano, agricultores familiares da região de Itabaiana e Gurinhém começaram a colheita de algodão orgânico. O plantio seguiu o calendário agrícola e teve o acompanhamento de extensionistas da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca.

Em dois municípios integrantes da área do Agreste paraibano, a exemplo de Salgado de São Félix, onde choveu apenas 293 mm e no município de Itabaiana que teve uma precipitação pluviométrica de 344 mm nos últimos cinco meses, e apesar de ter sido de formar irregular, os agricultores terão a possibilidade de colheita dentro do previsto, informou coordenadores regional da Emater em Itabaiana, Paulo Emílio de Souza.

Retrospecto – Depois de anos de uma acentuada queda na produção de algodão, que durante décadas foi sua principal cultura geradora de emprego e renda no campo, o Governo do Estado começou neste ano um novo processo de recuperação desta atividade, uma ação que reúne  agricultores, empresários, as instituições estaduais da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, e a Embrapa Algodão, com sede em Campina Grande, que discutiram toda a cadeia produtiva, desde a pesquisa, assistência técnica, sistemas de produção, logística pós-colheita, preço justo e comercialização, que passou a ser denominado de Projeto Algodão Paraíba.

O diretor Técnico da Emater Vlaminck Paiva Saraiva disse que o algodão é “uma das culturas mais tradicionais e geradoras de emprego e renda, diversificando a produção das unidades familiares, garantindo o aumento de renda e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

O projeto aponta como alternativa mais viável o cultivo do algodão orgânico em sistema de sequeiro, onde as pesquisas da Embrapa indicam uma produtividade para a região do Semiárido entre 1.200 a 1.500 quilos por hectare, desde que tenha as condições mínimas exigidas pela cultura, podendo chegar a mais de 2.000 kg/ha.

Para o cultivo orgânico são adotadas práticas como manejo integrado de pragas e doenças e uso de biofertilizante. Segundo o assessor estadual para a cultura do algodão José Joacy dos Santos, a retomada da cultura na Paraíba está abrindo caminhos para aumentar a renda dos agricultores familiares e mesmo com a baixa precipitação pluviométrica que vem ocorrendo nos últimos cinco anos, a cultura do algodão ainda produz satisfatoriamente garantindo lucratividade.