logo paraiba total
logo paraiba total

Curso de Atuação em Cinema e Teatro terá novas turmas em João Pessoa

17 de agosto de 2016

Encontra-se em andamento até o próximo dia 30 de agosto, em João Pessoa, o Curso de Atuação em Cinema e Teatro, ministrado pelos atores Fernanda Martínez (WOTA Cingapura/ Rio de Janeiro) e João Paulo Soares (Piolin Grupo de Teatro), iniciado desde o último dia 13 deste mês. Essa edição conta com 17 atores participantes de várias localidades do Estado.

Para quem tem interesse nessa qualificação profissional e que não pode integrar essa turma em curso, novas turmas serão abertas nos próximos meses. Foi que afirmou a atriz e ministrante do curso, Fernanda Martínez. “Como vem surgindo uma nova demanda de pessoas interessadas em participar do curso, já estamos realizando um cadastro para as inscrições das próximas turmas do curso, que também poderá haver flexibilidade nas datas e horários de realização, conforme a necessidade dos participantes”, contou  Fernanda Martínez. O email para reserva nas próximas turmas é o fernandamartinezbr@gmail.com. 

Ainda segundo a ministrante, nas próximas edições também será utilizada a técnica de Sanford Meisner (1905-1997), discípulo Stanislavsky, que teve como alunos astros de Hollywood como Sandra Bullock, James Franco, Michelle Pfeiffer, Robert Duvall, entre outros. As aulas abordarão o conceito da atuação naturalista de Sanford Meisner, que buscou sempre a organicidade dos atores, e desenvolveu sua técnica prática e direta, hoje estudada em diversos países, mas ainda pouco explorada no Brasil. 

“No curso, o ator exercita o estar presente cenicamente, em contato atento com quem divide a cena e pratica a construção de um estado emocional a partir da ‘realidade da cena”’. Os atores farão exercícios da técnica de Meisner e trabalharão em cenas em que serão dirigidos e orientados pelos professores, tendo como objetivo principal o exercício do músculo emocional do ator e a busca da verdade cênica”, detalhou Fernanda Martínez.

O curso, que tem o investimento individual de R$ 280,00 e que geralmente acontece em seis dias, divididos entre preparação (dois dias) e aulas (quatro), também poderá sofrer adaptações de duração e valor. “Pensamos em montar curso com duração de dois dias, sendo com a carga horária de 4 horas cada, e consequentemente, por valor menor”, acrescentou ela.

As aulas da turma em andamento estão sendo ministradas no Cenário Arte e Cultura, localizada em Manaíra, João Pessoa, localizado na Avenida Guarabira, 781. 

Currículos dos professores 

Fernanda Martinez

É  atriz, professora e coach de atores. Coordena o grupo de práticas cênicas WOTA com atores profissionais e se dedica ao estudo e tradução do livro de Sanford Meisner. Foi atriz colaboradora na NYU Tisch Asia, em Cingapura, durante 5 anos. Atuou em mais de vinte curtas estrangeiros, na videoarte “Ainda/Still”, premiada em Roterdam, co-dirigiu a atuou no espetáculo “Anônimas” em 2014 no Rio de Janeiro. Fez participações em Louco por Elas, A Regra do Jogo, Milagres de Jesus, Os Dez Mandamentos nas TVs Globo e Record. É atriz da Fundação Cesgranrio onde fez a série Anos Raficais e atualmente interpreta Maria de Nazaré na segunda série realizada pela Cesgranrio. Também trabalha em publicidade e já fez comerciais para Maggi, Casa e Vídeo, Mundo Verde, Bradesco, ESPM, entre outros. 

João Paulo Soares 

É ator e diretor, formado pela Faculdade da Cidade, tendo passado também pelo Tablado. Em Londres, estudou no Greenhill College e, no Stanmore College, se dedicou ao estudo do cinema de Bergman. Dentre os trabalhos mais relevantes protagonizou o espetáculo “A Gaivota” de Anton Tchekhov do Grupo Piollin, com direção de Haroldo Rego e fez “Senhora dos Afogados” de Nelson Rodrigues, dirigido por Enrique Diaz. Em cinema fez “Folia de Reis”, longa-metragem inédito com direção de Rosemberg Cariry e “Disseram que voltei americanizada”, um curta de ficção dirigido por Vítor Ângelo. Atualmente é integrante do Grupo Piollin, dá aulas para atores e dirige os espetáculos “O Reino de Ariano”, com o ator Luiz Carlos Vasconcelos e “Razão Para Ficar”, com Ana Marinho.”