logo paraiba total
logo paraiba total

Companhia Docas investe na manutenção da infraestrutura do Porto de Cabedelo

22 de agosto de 2016

O Governo do Estado, por meio da Companhia Docas da Paraíba, continua investindo em melhorias das instalações do Porto de Cabedelo. Estão sendo realizadas obras de recuperação de pavimentação de vias, totalizando 3.000², recuperação de calhas e telhados dos armazéns, pavimentação da balança, pintura interna dos armazéns, adequação de um armazém para uso da Receita Federal, dentre outras melhorias. Nessas obras são investidos R$ 280 mil.

A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, informou que estão sendo realizadas várias ações, desde pavimentação à reforma e manutenção de todos os armazéns. “Manter as boas condições da infraestrutura do porto é fundamental para o bom desempenho das atividades portuárias no dia-a-dia”, destacou.

A circulação rodoviária interna do porto é formada por ruas paralelas e perpendiculares ao cais, que facilitam a movimentação das máquinas e veículos que atuam durante a operação de movimentação de carga. Elas são calçadas com paralelepípedos e feita a manutenção periodicamente, uma vez que o fluxo constante de veículos pesados danifica o calçamento.

Navios cargueiros – Por semana, atraca no cais do Porto de Cabedelo uma média de três navios com combustíveis, trigo, malte, dentre outros produtos. Também embarcam para países da Europa muitas toneladas de granito e ilmenita, minérios extraídos na Paraíba e exportados para o exterior. Na manhã desta sexta-feira (19) atracou no Porto o navio Ardemore Chinook, com 2.000 toneladas de álcool. O navio de bandeira das Ilhas Marshall veio de Fortaleza.