logo paraiba total
logo paraiba total

Ondinas Cabedelo apresenta coleção Oceano durante a Expotec 2016

24 de agosto de 2016

O Ondinas de Cabedelo apresenta ao público, neste sábado (27), a coleção de moda intitulada Oceano. A exposição será na Expotec 2016, uma das feiras de inovação e tecnologia mais movimentadas do país, que acontece no Centro de Convenções de João Pessoa.

A coleção Oceano é resultante da oficina coordenada pelo estilista Leo Mendonça, que reuniu, durante três meses, cerca de 40 artesãs locais para a produção de peças de moda utilizando as técnicas e recursos característicos do artesanato local.

A coleção das artesãs cabedelenses será um dos quatro desfiles a serem realizados durante o evento, e é composta por quarenta looks, em peças de roupa e acessórios, produzidos a base de crochê, escamas de peixe e osso.

Para a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), Mônica Pimentel, a participação do Ondinas de Cabedelo na Expotec representa a valorização do artesanato e do artesão local.  

“A participação do Ondinas nesse evento tem uma importância fundamental, sobretudo pela valorização do artesanato produzido em Cabedelo. Essa mostra representa o coroamento de um projeto que visou o reconhecimento, a valorização e a capacitação dos artesãos locais”, destacou.

Mônica também enfatizou o estado de expectativa que envolve as artesãs participantes para o desfile, bem como para a exposição das peças, a partir do dia 17 de setembro, no Forte de Santa Catarina.

“O projeto como um todo foi exitoso. Aliou a capacitação à criatividade das artesãs e, hoje, elas estão ansiosas para ver sua produção em destaque, em um desfile que será belíssimo. Em setembro, durante quinze dias, os cabedelenses e visitantes terão, também, a oportunidade de ver a coleção que estará em exposição no Forte. Nossa expectativa é que essas exposições sirvam para elevar o reconhecimento da produção do artesanato na cidade e que agucem até a vontade das pessoas em adquirir as peças”. 

Ondinas – O Ondinas Cabedelo é um projeto inédito na cidade, e tem à frente a SEPM, com parceria do Desenvolver Cabedelo. A iniciativa busca capacitar as artesãs locais na área do estilismo e na criação de produtos artesanais, como forma, também, de revitalizar o artesanato local, valorizar e integrar essas artistas.  

O projeto se desenvolveu, basicamente, pela Oficina de Criação e Planejamento de Produtos Artesanais, em que foram realizadas pesquisas de campo e virtual da fauna e flora local, buscando a definição do tema da exposição, bem como estudos para a definição dos modelos a serem produzidos. 

Expotec – A Expotec 2016 acontece de 25 a 27 de agosto no Centro de Convenções de João Pessoa. A feira de inovação e tecnologia ré ealizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), em parceria com o Governo da Paraíba e o Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br).

Com atividades acontecendo sempre das 9h às 19h, ao longo dos três dias de evento, a Expotec promete atrair um público de milhares de pessoas, interessadas nos eixos temáticos de inclusão digital, software livre, web, educação, cultura pop, desenvolvimento e robótica.

A área da feira de exposições é composta por quase 80 estandes de empresas e instituições de todo o Brasil, que estarão vendendo, apresentando e demonstrando produtos e serviços para os visitantes. O acesso é livre a essa parte do evento.