logo paraiba total
logo paraiba total

Clínica-Escola de Fonoaudiologia do Unipê agenda serviços gratuitos

25 de agosto de 2016

A Clínica-Escola de Fonoaudiologia do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê está com agendamento aberto para atendimento gratuito nas áreas de Motricidade Orofacial, Voz e Audiologia. Os serviços são destinados para toda a população. Os interessados nos serviços podem realizar agendamento para triagem por telefonema ou presencialmente na Clínica-Escola, no Campus do Unipê, em Água Fria, João Pessoa.

O agendamento por meio de telefonemas para as áreas de Voz e Motricidade Orofacial deve ser feito pelo número 2106-9216. Já para a área de Audiologia, o número para contato é 2106-9243. Entre os documentos solicitados para a triagem, estão o RG, CPF, Cartão do SUS e um comprovante de residência.

Além desses documentos, é importante que os interessados tenham encaminhamento médico ou de qualquer outro profissional de Saúde, disse o coordenador do curso de Fonoaudiologia do Unipê, prof. Victor Medeiros. Entretanto, quem não possuir o encaminhamento ainda poderá ter acesso à Clínica. Os atendimentos para as diferentes especialidades têm dias e turnos variados, indo das segundas às sextas-feiras, e serão feitos por estagiários do último ano da graduação, supervisionados por docentes especialistas e com prática clínica nas respectivas áreas.

Atendimentos para as áreas

Victor Medeiros esclareceu que a Motricidade Orofacial é voltada para pessoas que nasceram com Fissura Labiopalatina (também conhecido como Lábio Leporino), com dificuldades de deglutir, com sequela de AVE – Acidente Vascular Encefálico, e também pessoas doenças degenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer.

“A Motricidade Orofacial também acolhe pessoas que usam aparelho ortodôntico, fizeram ou farão cirurgia ortognática, cirurgia bariátrica ou que foram acometidas de Traumas de Face, além daquelas que possuem dor ou incômodo na articulação temporomandibular (ATM)”, disse. Ainda, são atendidos casos de paralisias facial e cerebral, síndromes (como o Down), microcefalia e recém-nascidos que não fizeram o Teste da Linguinha.

Na Audiologia o atendimento é voltado para pessoas com indicação de realização de exames como Audiometria (tonal e vocal), Teste do Labirinto e Teste da Orelhinha, dentre outros. Há ainda atendimento para Audiologia Educacional, voltada para pessoas surdas de todas as idades e que usam ou não aparelho auditivo.

Na área da Voz, os atendimentos são voltados para pessoas que usam a voz profissionalmente, como professores e radialistas. “É também para pessoas que possuem voz rouca, ou que se queixam que a voz falha ou possui cansaço ao falar”, disse. Também se enquadram pessoas com diagnóstico de alteração nas pregas vocais por um médico otorrinolaringologista.