logo paraiba total
logo paraiba total

Dólar opera em queda acompanhando mercado externo

26 de agosto de 2016

O dólar recuava frente ao real nesta sexta-feira (26), em linha com os mercados externos, enquanto investidores aguardavam o discurso nesta manhã da chair do Federal Reserve, Janet Yellen, em busca de pistas sobre quando o banco central norte-americano voltará a elevar os juros.

Às 10h30, o dólar recuava 0,37%, a R$ 3,2198 na venda, após subir 0,27% na sessão anterior. O dólar futuro caía cerca de 0,60% nesta manhã.

“Faz uma semana que o mercado está esperando o discurso da Yellen, não há muito o que fazer antes disso”, disse o operador da corretora Intercam Glauber Romano.

Yellen falará às 11h00 (horário de Brasília) na conferência de bancos centrais em Jackson Hole, nos EUA. O dólar recuava frente às principais moedas emergentes nesta manhã, mas operadores ressaltavam que os movimentos eram bastante pontuais antes desse evento importante.

Declarações de diversas autoridades do Fed vêm alimentando expectativas de que pode voltar a elevar os juros ainda neste ano, possivelmente reduzindo o apetite por ativos de alto risco como aqueles denominados em moeda estrangeira.

Os indicadores econômicos divulgados nesta manhã, porém, pintaram um quadro misto, com o crescimento econômico dos EUA um pouco mais lento no segundo trimestre.

No Brasil, o julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff continuava no centro das atenções.

Espera-se que o Senado confirme o afastamento em voto final na madrugada de quarta-feira.

Nesta manhã, o Banco Central vendeu a oferta total de até 10 mil swaps reversos, que equivalem a compra futura de dólares.