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Pokemon Go traz visibilidade com baixo retorno comercial para marcas, revela estudo

31 de agosto de 2016

Apesar da grande visibilidade, fenômenos digitais como “Pokemon Go” trazem baixo impacto comercial para marcas, segundo avaliação de 58% dos profissionais de marketing brasileiros. Esta é a conclusão de pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) com 275 profissionais de comunicação e marketing de empresas e agências

A Amcham aplicou a sondagem durante Fórum de Marketing, em São Paulo, no último dia 16/8. Na enquete, a maioria (58%) dos profissionais avaliou como pontual o retorno de ações de marketing atreladas a fenômenos digitais, como o do jogo da Nintendo. Outros 31% dos entrevistados informaram acreditar em retorno significativo tanto comercialmente como de relevância de marca. Uma parcela de 10% avalia como insignificativo o retorno. 

Impacto do digital

Os entrevistados avaliam que hoje o maior impacto do digital está no redesenho do perfil do profissional de marketing e na reestruturação das empresas para atender à mudança cultural do consumidor. Em 79% das empresas, a estrutura do departamento e núcleo de marketing ainda não acompanhou totalmente as transformações do mundo digital. No caso de 39% delas, a jornada digital da companhia ainda requer grandes ajustes de estrutura, recursos e colaboradores. Outros 15% não iniciaram a readequação, e 8% já se enxerga totalmente online.  

Além disso, na avaliação de 76%, o atual modelo de formação brasileiro não está adequado à nova demanda de mercado. Como resultado do descompasso entre formação e mercado, segundo 91%, marcas e agências devem viver cenário de guerra por talentos e escassez de mão de obra. Para 61%, hoje a demanda ainda está controlada, mas a tendência no curto prazo é de falta de profissionais, em virtude também da retomada da economia. Outros 31% enxergam já no presente uma demanda aquecida e com escassez de pessoas. 

Dentre as características dos profissionais de marketing mais procuradas pelo mercado, estão: inovação e criatividade na gestão de marcas, produtos e do próprio negócio (34%); habilidade para integração entre canais online e offline (21%); e gestão da interação marca/cliente (19%).

As Luz em 2017

Sobre o cenário econômico brasileiro, os profissionais de marketing (70%) enxergam uma retomada comercial e produtiva até o final do ano. 

Para 64%,  a intensificação dos investimentos em marketing virá em 2017.